Chegou! Navegador Spartan já pode ser usado no Windows 10 Technical Preview

Por Redação | 31.03.2015 às 08:48
photo_camera Divulgação

Curioso para saber como é o Project Spartan, o novo navegador da Microsoft? Então a espera acabou. A empresa lançou nesta segunda-feira (30) a atualização de número 10049 para o Windows 10 Technical Preview, que traz em primeira mão uma versão de testes do browser que vai suceder o Internet Explorer.

Por se tratar de uma prévia que ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, algumas funcionalidades do Spartan não estão disponíveis. Desde já, a companhia alerta que não se trata de uma versão pronta para o usuário final e que por esse motivo sua utilização deve ser feita com cuidado. Até então, o navegador era testado internamente por funcionários da Microsoft e só agora foi liberado aos usuários que baixaram a versão de testes do próximo sistema operacional da companhia.

A boa notícia é que recursos mostrados no anúncio oficial do Spartan já podem ser usados no Technical Preview. Isso inclui uma ferramenta de anotações, um modo de leitura para evitar distrações e ajudar a se concentrar naquilo que é realmente importante, armazenamento de páginas da web para acesso offline, compartilhamento desses conteúdos por e-mail ou redes sociais e integração com a assistente de voz Cortana.

Outra função bastante útil é a possibilidade de fazer anotações nos sites - se você estiver usando um dispositivo com tela sensível ao toque, ainda é possível marcar ou rabiscar a página e até fazer desenhos. O Spartan também possui uma interface mais limpa e intuitiva, comparado ao Internet Explorer, o que simplifica a visualização dos itens nas abas do navegador e melhora a experiência de uso de alguns recursos.

Vale lembrar que, por se tratar de uma versão de testes, o Project Spartan pode apresentar alguns problemas técnicos e de funcionamento. Além disso, a Cortana, um dos recursos mais esperado pelos usuários, ainda não oferece suporte a todos os idiomas, entre eles o português do Brasil. Claro, isso é compreensível, uma vez que ainda levará um tempo até que o Windows 10 chegue oficialmente ao mercado e traga com ele o Spartan pronto, em sua totalidade.

Por outro lado, é importante destacar que, embora esta seja uma versão bem crua do navegador, quem testá-la agora poderá acompanhar toda sua evolução até o lançamento. Isso porque o browser, assim como o próprio Windows 10, receberá atualizações constantes para melhorar sua interface e experiência. Ou seja, além de experimentar o navegador em primeira mão, você saberá o que fica e o que sai da versão de agora para o modelo final.

O Project Spartan é descrito como o futuro da Microsoft e será o navegador padrão para todos aqueles que adquirirem o Windows 10, sejam eles empresas ou usuários comuns. Apesar disso, o browser vai conviver por um período ao lado do Internet Explorer, que não será descontinuado imediatamente. Segundo a empresa, a ideia é que os dois programas coexistam em um mesmo ambiente, pelo menos em um primeiro momento, para só depois "enterrar" o IE.

Para começar a usá-lo, basta ter o Windows 10 Technical Preview instalado no seu computador e acessar o Windows Update (caso a atualização não tenha sido ativada automaticamente). Se você ainda não é um testador da plataforma, neste link a Microsoft ensina o passo a passo de como instalá-la no seu PC.