Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 grandes novidades do Microsoft Edge no Windows 10 Creators Update

Por| 10 de Abril de 2017 às 18h39

Link copiado!

8 grandes novidades do Microsoft Edge no Windows 10 Creators Update
8 grandes novidades do Microsoft Edge no Windows 10 Creators Update
Tudo sobre Microsoft

O Windows 10 Creators Update já está disponível e quem aplicar a atualização em seu sistema operacional vai receber, também, uma nova versão do Microsoft Edge, o navegador oficial da empresa fundada por Bill Gates. Apesar de manter seu aspecto visual quase intacto, o browser ganha alguns aprimoramentos para duelar com seus principais rivais.

São diversos ajustes e novidades que tornam o aplicativo da Microsoft um tanto quanto mais robusto, algo ideal em um mercado acirrado e repleto de ótimas opções como é o de navegadores. Então, se você está esperando a atualização do Windows 10 ficar pronta, que tal aprender mais sobre o que há de novo no Edge?

1. Novo recurso para gerenciamento de abas

Com o intuito de tornar o gerenciamento de abas mais intuitivo, o Edge passa a permitir que você armazene algumas abas abertas em uma canto escondido do navegador. Isso facilita a organização quando você tem muitas delas abertas, mas nem todas são essenciais naquele instante.

Continua após a publicidade

Esta espécie de “repositório” de abas parece com a função panorama, do Firefox, e permite a restauração rápida das guias reservadas. Em suma, a interface do Edge vai ficar mais organizada e fácil de usar.

Outra novidade envolvendo as abas é a exibição estendida delas no menu de guias (imagem abaixo. Tal qual já oferece o navegador Vivaldi, o Edge agora permite que você tenha uma visão ampla sobre o conteúdo de cada guia sem precisar abri-la de fato — basta clicar com o botão de rolagem do mouse sobre o menu para expandi-lo.

2. Bloqueio do Flash por padrão

Continua após a publicidade

Seguindo uma tendência de outros navegadores, o novo Edge também passa a bloquear por padrão a execução de conteúdos em Flash. Os itens desenvolvidos com o software da Adobe não são exatamente conhecidos pela segurança, então, para evitar brechas e falhas, a Microsoft também impede a reprodução automática.

3. Novas opções ao baixar um arquivo

Ao fazer o download de um arquivo, o Edge passa a oferecer a opção de executar o arquivo diretamente ao final da transferência. Até então, apenas era possível salvar o item em disco para depois dar um duplo clique e executá-lo. O novo recurso torna esta ação muito mais prática na hora de baixar programas.

4. Suporte para Microsoft Wallet

Continua após a publicidade

O Edge vai ganhar suporte ao Microsoft Wallet, o sistema de pagamento da Microsoft que torna muito mais simples a vida de quem vai realizar uma compra pela internet. Em suma, em vez de ter que digitar tudo manualmente toda vez em que você vai completar uma transação, é possível fazer isso uma vez só e o navegador busca a sua informação no Wallet.

Isso funciona em alguns sites suportados e é um método seguro, ou seja, seus dados não ficam expostos e você tem toda a facilidade à sua disposição.

5. Web Notes aprimoradas

As tradicionais e bastante úteis Web Notes do Edge, que permitem a você criar anotações personalizadas a partir de conteúdo exibido no navegador, vão ficar ainda melhores. A ideia da novidade é deixar esta ferramenta exatamente igual ao Windows Ink. A partir de agora, os botões de acesso às Web Notes ficam à direita do navegador.

Continua após a publicidade

6. Leitor de e-books embutido

O Edge passa a oferecer um leitor de livros digitais embutido. Agora, quando você compra um e-book na Windows Store, conta com uma ferramenta intuitiva e acessível para visualizar o conteúdo. O leitor traz ainda recursos como histórico e listas de leitura, sistema de favoritos, ferramenta de busca e muito mais.

E a experiência de leitura pode ser personalizada. A nova função do Edge permite ao usuário definir tamanho, estilo e espaçamento da fonte, bem como um tema para exibição. Além disso, complementam o recurso a função de notas, que facilitam na hora de grifar trechos importantes da leitura.

Continua após a publicidade

7. Jump list na barra de tarefas

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Edge na barra de tarefas, o usuário passa a contar com mais opções na jump list. Da mesma forma como já acontece em outros navegadores, será possível abrir uma nova instância do Edge por ali — seja para navegação convencional, seja para navegação anônima.

8. Novas opções

O menu de configurações do Edge também ganhou novidades. Agora, é possível importar favoritos a partir de um arquivo e configurar sites para abrir em determinados aplicativos. Esta última função é ideal para navegação aprimorada em redes sociais, pois permite que links do Facebook ou Twitter, por exemplo, abram diretamente nos apps oficiais instalados em seu dispositivo.

Continua após a publicidade

Mais mudanças

Além dessas oito grandes mudanças, o Edge ganhou ainda alguns outros ajustes. Ele estará mais rápido na hora de carregar páginas e também recebeu um incremento de segurança. Além disso, os desenvolvedores de extensões agora têm acesso a 30% mais APIs do que antes.

Outra novidade inclui o suporte para renderização tridimensional por meio do WebVR — em suma, agora é possível consumir conteúdos em 3D por meio do Edge. Três novos ícones também podem ser vistos próximos à barra de endereços: Hub, Compartilhar e Web Notes.

A página destinada a desenvolvedores — about:flags — também ganhou novas funções que permitem ajustes avançados do navegador. O grande foco aqui é o suporte para novas funções experimentais do navegador.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Central