Publicidade

Falha permite que Galaxy S8 e outros aparelhos Android rodem o Windows 10; veja

Por| 18 de Abril de 2020 às 10h00

Link copiado!

Falha permite que Galaxy S8 e outros aparelhos Android rodem o Windows 10; veja
Falha permite que Galaxy S8 e outros aparelhos Android rodem o Windows 10; veja

Há algum tempo longe do mercado, os smartphones equipados com o Windows não chegaram a ser um enorme sucesso. Não devido ao seu funcionamento ou das especificações dos aparelhos (esmagadora maioria Nokia), mas sim pela pouquíssima oferta de aplicativos na loja mobile da Microsoft. E se disséssemos a vocês que é possível fazer um celular Android rodar não o antigo sistema operacional móvel da Microsoft, mas um Windows 10 completo?

Uma falha no Windows 10 com arquitetura ARM que afetava aparelhos com processadores Qualcomm Snapdragon 835 foi solucionada e permitiu que aparelhos como o Samsung Galaxy S8, Xiaomi Mi 6, Xiaomi Mi Mix 2S e OnePlus 6 fossem capazes de rodar o sistema operacional em sua totalidade.

Segundo o pessoal do Windows Latest, a falha em si era um vazamento de memória, um fenômeno que ocorre quando um programa gerencia incorretamente alocações de memória de modo que ela não é liberada quando não é mais necessária. Esse bug acontecia justamente em dispositivos equipados com o Snapdragon 835, como os que citamos acima — além de outros computadores. Com a correção do problema no Windows 10 ARM, desenvolvedores e entusiastas começaram testar o sistema operacional em smartphones Android.

Continua após a publicidade

Não é possível dizer, no entanto, se o funcionamento do Windows 10 ARM é perfeito, mas, segundo desenvolvedores, as funções de toque na tela, ativação de câmera e sensores trabalham normalmente. O último aparelho que foi capaz de rodar esse sistema operacional foi o Nokia Lumia 950XL, mas, esse sim, com todas as funcionalidades em perfeito estado.

Continua após a publicidade

Para quem tem saudade dos Lumia (assim como eu), que lembra bem dos tempos com o Nokia Lumia 925, esse fato pode indicar que tenhamos, talvez, um futuro com Windows rodando em qualquer aparelho, mas sem excluir o Android. Sonhar não custa nada.

Fonte: TechRadar, XDADevelopers