Samsung confirma que óculos com IA e Gemini chegam ainda neste ano
Por Vinícius Moschen |

A Samsung confirmou que lançará seus óculos de realidade aumentada (AR) ainda este ano. O anúncio ocorreu durante uma teleconferência de resultados financeiros do quarto trimestre de 2025, realizada nesta quinta-feira (29).
- 3 óculos inteligentes mais baratos que os da Meta que você pode comprar em 2026
- O que os óculos inteligentes indicam sobre o futuro dos celulares? Entenda
Por meio de fontes oficiais, a marca sugeriu que a revelação inicial ou o lançamento comercial do produto deve ocorrer no segundo semestre. Esta é a primeira vez que a empresa fornece um cronograma concreto para o dispositivo.
A empresa reportou que seus lucros quase triplicaram no período, com crescimento impulsionado pela demanda por chips de IA, o que sustenta o investimento nos óculos AR.
Afinal, o projeto está integrado ao roteiro de hardware da companhia voltado para inteligência artificial, com foco em “formatos mais finos e leves para os novos vestíveis”, segundo Seong Cho, Vice-Presidente Executivo de Experiências Móveis da Samsung.
Também foi dito que o objetivo estratégico é oferecer "experiências de IA multimodal ricas e imersivas", ao complementar o ecossistema que já inclui a linha Galaxy S26 e o headset Galaxy XR.
Como devem ser os óculos da Samsung
Rumores anteriores já mostraram que a Samsung pode apresentar dois modelos diferentes, identificados pelos códigos SM-O200P e SM-O200J.
Uma das variantes deve possuir exibição visual diretamente nas lentes, enquanto a outra seria uma versão mais básica, com funcionalidades focadas em áudio e câmera.
O desenvolvimento conta com a parceria do Google e das marcas de design óptico Warby Parker e Gentle Monster.
Embora a Samsung não tenha detalhado dados técnicos na conferência, é possível que uma das versões use o chipset Qualcomm AR1, além de câmera de 12 MP com foco automático e uma bateria com capacidade de 155 mAh.
Seu sistema operacional será o Android XR, semelhante ao do Galaxy XR, mas em uma versão otimizada para menor consumo de energia. O dispositivo também deve integrar o Google Gemini para a execução de funções de IA.
Por enquanto, a Samsung ainda não revelou informações extras sobre possíveis preços e disponibilidade por região.