Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia faz primeira ligação com áudio espacial da história

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Junho de 2024 às 11h15

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Nokia

A Nokia anunciou que fez a primeira chamada de vídeo da história com áudio espacial. A ligação foi feita em caráter de teste, entre o CEO da empresa Pekka Lundmark e o Embaixador de Digitalização e Novas Tecnologias Stefan Lindström. 

A maior diferença da tecnologia de áudio espacial é a possibilidade de ouvir as vozes e outros sons em diferentes posicionamentos ao redor da cabeça, em vez da experiência monofônica atual. A solução já está disponível em diversos modelos de fones de ouvido, incluindo a linha AirPods e os Galaxy Buds mais recentes.

Continua após a publicidade

De acordo com o que afirmou a marca, a novidade tem potencial para aproximar as pessoas para interações semelhantes às da vida real, com som tridimensional. Por isso, trata-se do maior salto em experiência de chamadas desde a inauguração do áudio monofônico utilizado em ligações comuns com celulares. 

Lundmark ainda destacou que o som espacial em ligações pode ter aplicações extras em ambientes corporativos e industriais. Além disso, ele também poderá ampliar a imersividade quando usado em conjunto com dispositivos de realidade mista, como headsets e óculos. 

O uso da tecnologia foi viabilizado por meio do novo codec de Serviços de Imersivos de Áudio e Voz (IVAS, na sigla em inglês). Ele é parte do novo padrão 5G Advanced, que ainda não foi lançado comercialmente em larga escala. 

O IVAS foi desenvolvido em parceria com 13 companhias, e tem como objetivo promover padronizações que serão usadas por diversas marcas no futuro. Após ter feito sucesso no mercado de celulares há décadas, a Nokia se tornou conhecida pela acumulação de direitos de propriedade intelectual. 

No total, a Nokia já tem mais de 20 mil famílias de patentes, em que mais de 6 mil são essenciais para o funcionamento da tecnologia 5G. Nos últimos meses, a empresa chegou a se envolver em disputas judiciais contra empresas como a OPPO e a Vivo, em relação ao suposto uso indevido de tecnologias da Nokia.