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Huawei tem patente do nome “Vision Pro” usado pela Apple

Por  • Editado por Wallace Moté | 

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(Imagem: Divulgação/Apple)
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A Apple apresentou seu primeiro headset de realidade virtual e aumentada (VR/AR) na última semana, com o nome oficial de "Vision Pro". Porém, essa nomenclatura já é registrada para a Huawei na China, o que poderá gerar alguns problemas jurídicos para a Maçã no futuro.

De acordo com os documentos encontrados em órgãos chineses de propriedade intelectual, o nome Vision Pro já é registrado pela Huawei desde o dia 16 de maio de 2019 — ou seja, bem antes do lançamento da Apple. Esta homologação é válida por dez anos, partindo do dia 28 de novembro de 2021 — data de publicação definitiva do registro.

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A documentação não dá muitos detalhes sobre o que seria exatamente a tecnologia referente ao Vision Pro da Huawei, então não há como saber se o produto seria um concorrente direto do homônimo da Apple. Contudo, ele faz parte da classe 9 de marcas registradas, um código internacional que diz respeito a dispositivos de fotografia, cinematografia e sinalização.

Além disso, a marca é aprovada para produtos e serviços, que incluem os headsets de VR, TVs LCD, equipamentos de rádio e uma grande variedade de outros itens.

Huawei já tem seus óculos Vision

Atualmente, a empresa chinesa já possui o Vision Glass como opções de óculos para ver conteúdos em realidade virtual, em uma proposta relativamente semelhante ao produto da Apple. Porém, ele traz uma construção menor e mais discreta, além de ter recursos comparativamente mais simples.

A Huawei também tem em sua linha de produtos a tela Vision S, que possui um objetivo um pouco diferente. Trata-se de um painel pensado para a realização de chamadas de vídeo, com uma câmera na parte superior e integração a aplicativos do tipo, além de também funcionar como uma televisão tradicional.

Com base nos itens que a marca tem com o nome Vision, é provável que um suposto Vision Pro fosse realmente um dispositivo para exibição de conteúdos audiovisuais, com características técnicas mais avançadas em relação ao que já é oferecido no momento pela Huawei.

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Como o produto da Maçã tem previsão de vendas apenas nos Estados Unidos em uma primeira fase, a disputa pelo nome não deve gerar grandes problemas, já que a marca da Huawei é válida apenas na China. Contudo, é provável que o dispositivo ganhe diversos mercados a partir dos próximos meses, o que pode resultar em alguns conflitos.

Uma possível solução para a Apple seria vender o produto com um nome diferente no mercado chinês. Porém, essa não é uma prática muito comum da empresa, que costuma prezar pela manutenção de sua identidade no planeta todo.

Por outro lado, há também a possibilidade de a Maçã entrar em negociações com a Huawei pelos direitos do nome Vision Pro, o que pode se tornar um processo caro e demorado, dependendo da resistência da rival chinesa.

Outra forma de contornar o problema seria simplesmente cancelar as vendas do Apple Vision Pro na China, o que não é muito provável considerando o tamanho e o potencial do mercado local.

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Fonte: Gizchina