Publicidade

Galaxy Ring será usado para controlar óculos futuristas, sugere vazamento

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Samsung

Uma linha de código do aplicativo Galaxy Ring Manager sugere que o anel inteligente da Samsung poderá ser usado para controlar óculos e headsets, como o recém-lançado Galaxy XR. O texto encontrado aponta com clareza a função de "ring gesture for glasses" (gesto de anel para óculos). 

Especula-se que o anel permitirá navegar pela interface do usuário dos dispositivos XR. O gesto de pinça dupla, já utilizado para silenciar alarmes ou tirar fotos em smartphones Galaxy, é citado como um provável método para selecionar itens ou confirmar ações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No caso do headset Galaxy XR, que já possui câmeras de rastreamento, o anel pode servir para aumentar a precisão dos movimentos ou adicionar novas opções de gestos. 

A funcionalidade é considerada crucial para os futuros óculos inteligentes da Samsung, mais compactos, que podem não possuir câmeras para rastreamento manual.

Esse desenvolvimento está alinhado a uma patente existente da Samsung que descreve o uso do anel para interagir com múltiplos dispositivos, incluindo telefones, tablets e laptops.

Galaxy XR quer rivalizar com Apple Vision Pro

O Galaxy XR foi lançado no mês de outubro como um possível rival para o Apple Vision Pro. Para isso, ele está equipado com o processador Snapdragon XR2+ Gen 2, além de dois painéis Micro-OLED com resolução próxima ao 8K. 

Ele ainda tem duas câmeras para passagem de imagem com alta resolução para ver o mundo real em cores, com latência de 12ms. O dispositivo conta também com seis câmeras de rastreamento externo para mãos e ambiente, além de quatro câmeras internas de monitoramento ocular.

Continua após a publicidade

O dispositivo roda o Android XR, uma nova plataforma aberta que suporta todos os aplicativos Android existentes, tanto em 2D quanto em 3D. A IA do Google, Gemini, está embutida no sistema de forma multimodal, já que vê e ouve o ambiente para responder a perguntas contextuais.

Embora o lançamento inicial seja restrito aos EUA e Coreia do Sul, a Samsung deve realizar uma expansão internacional em 2026, com a chegada a países como Alemanha, França, Canadá e Reino Unido. Vendas no Brasil não foram confirmadas. 

Já os primeiros óculos inteligentes compactos sem display da Samsung devem chegar em 2026, enquanto uma versão com display de realidade aumentada é esperada para 2027. A segunda geração do anel Galaxy Ring pode ser lançada em conjunto com a linha Galaxy S26, no início do próximo ano. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade