Publicidade

Huawei apresenta tecnologia que transforma para-brisa em tela inteligente

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Setembro de 2021 às 16h21

Link copiado!

It Home
It Home
Tudo sobre Huawei

A Huawei tem desenvolvido diversas tecnologias voltadas para o mercado de automóveis inteligentes nos últimos meses. E a mais recente delas foi apresenta pela gigante chinesa na IAA Mobility, a exposição Internacional de Automóveis de Munique, na Alemanha, nesta quarta-feira (8).

A empresa apresentou o AR-HUD (Augmented reality-head-up display, em inglês), um sistema baseado em realidade aumentada que exibe informações diretamente no para-brisa frontal do carro. A tecnologia promete melhorar a experiência do motorista ao volante, assim como os níveis de segurança, considerando que o display sinaliza a presença de outros veículos e pedestres em situações de baixa visibilidade na estrada.

Continua após a publicidade

O novo mecanismo da Huawei tem uma variedade de funções práticas, incluindo a possibilidade de exibir a navegação diretamente no campo de visão do motorista através de realidade aumentada. Assim, com o AR-HUD, será possível visualizar em qual faixa permanecer para chegar a determinado destino ou qual saída tomar em rodovias ou complexos viários, facilitando a vida do motorista e evitando erros de percurso. Além disso, locais importantes como postos de gasolina, estacionamentos ou restaurantes também poderão ser mostrados em tempo real no display.

A qualidade de imagem do AR-HUD se assemelha ao efeito visual de uma TV de 1080p, oferecendo uma tela FHD de até 100 PPD de 70 polegadas, podendo cobrir até 7,5 metros na frente contando com um brilho e um contraste significativamente maiores que os displays comuns. Portanto, a tecnologia também poderá ser utilizada para fins de entretenimento e videochamadas.

Em resumo, o AR-HUD da Huawei é basicamente um projetor com um espelho côncavo que projeta a imagem no para-brisas frontal do carro. Através de muitas otimizações, a marca conseguiu eliminar quase todas as distorções ou reflexos duplos que geralmente são fontes de desconforto para os motoristas. O sistema tem um volume pequeno, portanto deve caber na maioria dos automóveis, no entanto ainda não há detalhes sobre quando a tecnologia será fornecida para o público.

Continua após a publicidade

O HUD já é um mecanismo comumente utilizado em aeronaves militares como caças, em que dados essenciais, como velocidade e altitude, são exibidos na frente do piloto.

O presidente da área de aplicação óptica da Huawei, Huang Zhiyong, anunciou que a próxima fase do AR-HUD será conduzida com base no desenvolvimento de um visor com um formato maior, uma melhor definição e 3D visível a olho nu. A marca acredita que, com essa tecnologia, as montadoras de carro serão capazes de oferecer mais segurança e entretenimento para criar uma nova experiência de direção.

Fonte: IT Home (em chinês)