Apple pode inaugurar “era pós-iPhone” com headset na WWDC 2023
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A próxima WWDC deve ser marcada como um dos eventos mais importantes da história da Apple, assim como já afirmaram fontes internas da empresa. Agora, o analista Mark Gurman deu mais detalhes sobre como deve ser a conferência, que promete marcar o início da “era pós-iPhone”.
- Brasileiro recupera AirPods com aplicativo Buscar e viraliza na internet
- O iPhone 13 ainda vale a pena em 2023?
De acordo com ele, o lançamento será “arriscado, mas potencialmente monumental” para a Apple. Afinal, a empresa pretende inaugurar uma nova categoria de produtos, que pode representar um futuro em que as pessoas interagiriam com o mundo por meio dos headsets, e não com os smartphones.
Esse risco foi citado recentemente por Ming-Chi Kuo, outro informante que divulgou rumores sobre o headset. Segundo Kuo, incertezas na linha de produção podem atrasar a montagem do produto, o que cancelaria o lançamento durante a WWDC.
Por outro lado, Gurman está confiante de que o dispositivo — potencialmente chamado de Apple Reality Pro — será mostrado na conferência. Além do produto, a Maçã pode dar mais detalhes sobre o seu sistema operacional xrOS, assim como os serviços integrados nele, e kits para desenvolvedores.
O headset de realidade virtual/aumentada da Apple deve contar com um grande poder de processamento e um sistema avançado de câmeras/sensores para detecção de movimentos, mas seu preço na casa dos US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil em conversão direta) pode ser um impeditivo aos interessados.
WWDC 2023 terá uma semana de atividades
Para este ano, a WWDC deverá trazer um dia completo de atividades em sua sede. Contudo, as apresentações devem permanecer com vídeos gravados previamente, assim como acontece desde os eventos remotos da pandemia.
O motivo que explica a escolha é bastante simples: a Apple quer previsibilidade. Existe um histórico de gafes e erros acontecidos no palco no passado, e a marca faz questão de que isso não ocorra no lançamento de um produto tão importante como o Reality Pro.
Em 2017, por exemplo, o Face ID do iPhone X não funcionou como esperado, colocando o executivo Craig Federighi em uma situação constrangedora.
Após o dia inicial de apresentação, a marca deve realizar diversas atividades remotas ao longo da semana, com temas voltados para desenvolvedores.
Imagens de divulgação dão dicas sobre o evento
Na semana passada, a Apple anunciou que fará a WWDC 2023 no dia 5 de junho. Junto à publicação da data, os materiais de divulgação mostraram algumas dicas em relação ao evento.
Um dos pôsteres mostra uma estrutura colorida, que lembra uma espécie de arco-íris. Várias pessoas já interpretaram a montagem como uma visão superior dos headsets da marca.
A outra imagem é parecida com a primeira, mas as formas coloridas reproduzem o formato do Apple Park — indicando somente que o evento acontecerá por lá, sem novidades.
Além do Reality Pro, outros lançamentos da Apple esperados para o meio do ano incluem a renovação da linha MacBook Air, além do aguardado Mac Pro com chips próprios da empresa.
Fonte: Bloomberg