Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alunos da UFPR desenvolvem wearable visando a saúde e segurança dos idosos

Por| 01 de Outubro de 2018 às 23h20

Link copiado!

Alunos da UFPR desenvolvem wearable visando a saúde e segurança dos idosos
Alunos da UFPR desenvolvem wearable visando a saúde e segurança dos idosos

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do programa Academic Working Capital de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, criaram uma startup visando promover a saúde e a segurança de idosos chamada Smart Aging.

Pensando na terceira idade como um nicho promissor e oportunidade de negócios, está em desenvolvimento um dispositivo vestível capaz de monitorar remotamente os idosos, detectando situações como quedas e alterações das funções cardíacas, enviando notificações para o próprio idoso, familiares e equipes de saúde.

“Em busca de um tema de TCC com tecnologias disruptivas e impacto social, nos deparamos com a dificuldade de um amigo com um familiar idoso. Foi aí que surgiu o insight. Estudando o crescimento dessa população e seu relacionamento com as novas tecnologias, decidimos desenvolver algo focado em melhorar a experiência de comunicação do idoso com seus familiares e entes queridos”, explicam os irmãos gêmeos e criadores do Smart Aging, Matheus Augusto Silva e Lucas Henrique Silva.

O dispositivo se assemelha a uma pulseira fitness com sensores que se comunicam por Bluetooth com o smartphone do idoso, gerando alertas por meio de um aplicativo específico. A inovação também permite que sejam configurados lembretes para a hora de tomar medicações ou compromissos cotidianos.

Continua após a publicidade

Com intuito de minimizar os riscos, Matheus e Lucas pesquisaram as demandas do mercado de saúde, que é amplo e aberto às inovações tecnológicas. “As novas tecnologias — como sensores, inteligência artificial e plataformas digitais — oferecem muitos horizontes para a saúde. O mercado já chama atenção das gigantes Amazon, Google e Apple, pois existe muita fronteira a ser explorada usando diversas expertises" diz Artur Vilas Boas, Coordenador do Processo de Aceleração do Academic Working Capital, que presta acompanhamento à equipe de estudantes. "O mercado nacional ainda é pouco modernizado, porém temos visto algumas tecnologias interessantes surgindo, oferecendo perspectivas de melhoria em processos, em equipamentos hospitalares, em cuidados domiciliares e muito mais" completa Vilas Boas.

Fonte: Startupi