Mercedes-Benz inicia testes de integração do Google Glass com seus carros

Por Redação | 16 de Agosto de 2013 às 15h30
photo_camera Wired

A Mercedes-Benz, em parceria com o Google, está trabalhando e testando uma nova tecnologia para o futuro que permitirá a integração dos sistemas de seus automóveis com o Google Glass. Com isso, os motoristas poderão entrar em seus carros, colocar o Glass e obter, diretamente em seu campo de visão, informações sobre sua rota, por exemplo, como revela reportagem do blog Autopia da revista Wired.

Chamado 'Door-to-Door Navigation', este é o mais recente esforço da montadora entre uma série de outras altas tecnologias desenvolvidas por ela nos últimos anos. Tudo começou com a empresa aumentando seu quadro de funcionários e seus recursos em centros de pesquisa no Vale do Silício, Estados Unidos, permitindo que ela desenvolvesse novas plataformas de infotenimento e uma integração abrangente com o iPhone, da Apple.

"Nós definitivamente vemos os dispositivos 'vestíveis' como outra tendência na indústria que é muito importante para nós", afirmou Johann Jungwirth, presidente de pesquisa e desenvolvimento e CEO da Mercedes América do Norte. "Nós temos trabalhado com o Glass há cerca de seis meses e temos nos encontrado com a equipe do Google Glass regularmente".

O centro de pesquisa e desenvolvimento da montadora teve acesso a dois pares dos óculos inteligentes assim que eles foram disponibilizados dentro do projeto Explorer. Uma das primeiras aplicações desenvolvidas é um programa de navegação que permite que você digite o endereço de destino no Glass, entre em seu carro, ligue seu telefone e, em seguida, o destino é transferido para o sistema de navegação de bordo. Assim que o motorista se aproximar do endereço e desligar seu telefone, o sistema de navegação retransfere os dados ao Google Glass, permitindo assim que o usuário complete seu trajeto.

A Mercedes deixou claro que tem planos de integrar algum tipo de funcionalidade do Google Glass aos seus produtos futuros. Enquanto os óculos inteligentes não são oficialmente lançados no mercado, a montadora afirma que a integração com o Android chegará a seus carros em 2014.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.