5 Motivos 163 / 206 vídeos

5 motivos para NÃO comprar o OnePlus 5

05:28 | Por Redação | 25 de Outubro de 2017
Tudo sobre

A OnePlus pode parecer a salvadora da pátria dos mais desafortunados, que não tem tanta grana sobrando e querem um top de linha pra chamar de seu. Mas nem tudo são flores, e os cortes de custo para fazer o OnePlus 5 caber na maioria dos bolsos e custar menos da metade de um Galaxy S8+ tem o seu preço. Nós listamos aqui os 5 motivos para você passar longe do One Plus 5.

CÓPIA DO IPHONE 7 PLUS?

Essa foi a primeira impressão que tivemos, e que muitas pessoas por aí também tiveram ao segurar pela primeira vez um OnePlus 5 nas mãos: A semelhança entre ele e o iPhone 7 Plus é notável, com as mesmas linhas de antena, desenhadas da mesma forma e no mesmo lugar, mesma aparência das câmeras duplas e o mesmo posicionamento do flash, microfone e logos de ambas as empresas, fora as escolhas de cores das carcaças do aparelho. Muitos dizem que é uma baita frescura, e outros dizem que a Oneplus se rendeu a modinha e apostou em um design que vende que nem água, mas não podemos nos esquecer de outros tantos aparelhos que foram no hype do iPhone, como o Umi Z, Zenfone 3 Zoom, Oppo Find 7a e tantos outros que beberam dessa fonte com sabor de maçã verde.

Nós achamos o dispositivo extremamente bem feito, mesmo com a falta de proteção contra água e certa fragilidade em sua aparência, mas a sua semelhança com o dispositivo da maçã já desagradou muita gente, sendo motivo de chacota para muitos fãs do robozinho verde.

EFEITO GELEIA

Um possível defeito de fabricação nos primeiros lotes ainda assombra a mente de muitos possíveis compradores de um OnePlus 5, e ainda existem algumas boas unidades sendo vendidas com esse defeito peculiar.

O Efeito Geleia ou Jelly Effect, acontece por causa do processo de montagem do display, onde em alguns casos específicos de tecnologias para telas, o display precisa ser montado de cabeça para baixo, mexendo completamente na taxa de atualização de frames exibidos na tela. É um processo relativamente novo e que se for mal executado, pode causar esse estranho efeito de arrasto no display, aonde os ícones ficam com aparência lenta, e com as imagens se movendo de forma bem anormal aos olhos.

O maior problema está no lance de importar o dispositivo da China e ter toda a dor de cabeça de acionar a garantia da OnePlus, pra tentar em alguns bons meses, resolver o problema, isso se a loja na qual você comprou não for legal contigo e trocar seu aparelho por um novo.

Um triste episódio em uma bela história, arranhando o brilho de um lançamento tão esperado quanto o OnePlus 5, e que pode te meter em uma enrascada se você for sorteado com uma unidade defeituosa.

CÂMERAS CONFUSAS

O OnePlus 5 possui um excelente conjunto de câmeras, com duplo sensor de 16 e 20 megapixels, lente telephoto para retratos e um ótimo modo manual nativo na câmera, além das bênçãos da aclamada equipe do DXOlabs, que são especialistas em fotografia tanto em smartphones quanto em câmeras tradicionais.

Mas isso por si só não basta, e a câmera do OnePlus 5 consegue ser sensacional em uma foto, e dois minutos depois, te decepcionar com os resultados exibidos.

Isso tudo porque o software de câmera está em constante evolução, sendo atualizado para corrigir bugs e incongruências de software, e o app tem esses altos e baixos bem marcados na experiência do usuário: Você vai notar um HDR excepcional em certos momentos, ou vai ver a câmera errar bonito em uma cena que seria bem óbvia de se registrar, fazendo tudo parecer bem confuso.

BATERIA MEDIANA

O OnePlus 5 é um top de linha nato, com o processador mais potente da atualidade, e desempenho de sobra que precisa de muita energia para funcionar plenamente.
O OnePlus 5 tem 3.300mah, e nos nossos testes intensos, você pode chegar até o fim do dia com pouca bateria, mas o suficiente pra correr até a tomada. E se você tiver a oportunidade de encontrar uma tomada por perto, pode usar o carregador Dash Charge para dar aquela sobrevida e chegar até o segundo dia de uso.

Sem um powerbank ou a ajuda de uma tomada, vai ser difícil ser um usuário hardcore e chegar com bateria até o fim do dia.

MODO RETRATO AINDA EM BETA

O OnePlus 5 usa a sua câmera secundária telephoto de 20 megapixels e com abertura de f/2.6 para fazer fotos com zoom de 2x e usar o recurso chamado de Portrait, ou modo retrato, que permite desfocar o fundo da foto e deixar o objeto primário em total evidência, brincando com os dois campos de profundidade ao mesmo tempo.

Os resultados desse modo no OnePlus 5 estão na fase beta, como já foi um dia no iPhone 7 Plus logo quando foi lançado, e só funciona bem em pessoas, em um dia bem iluminado e com muita paciência por parte do fotógrafo, não compreendendo objetos e outros tipos de cena, tornando a experiência até divertida, mas bem limitada ainda.

A OnePlus promete mais updates para a câmera, e como havíamos dito no review, ela vem atualizando constantemente os sensores para melhorar cada vez mais. Por enquanto, os resultados são bem medianos e falham algumas vezes.

E esses foram os 5 motivos para NÃO COMPRAR o OnePlus 5, smartphone com especificações incríveis por um preço bem em conta, mas com defeitos cruciais que pontuamos aqui.

Mas nem tudo nesse smartphone são tretas malignas, e nós listamos 5 motivos que podem te fazer querer importar um OnePlus 5.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.