Publicidade

Ventilador x climatizador: qual é melhor para combater a onda de calor

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Danilo Berti/Canaltech
Danilo Berti/Canaltech

Decidir entre um ventilador e um climatizador para combater o calor não é fácil, já que a proposta de ambos os produtos é parecida: aliviar o calor com um produto portátil e mais barato que o ar-condicionado. No entanto, os aparelhos são bem diferentes, tanto no funcionamento quanto nos modelos. Entenda ambos e saiba qual o melhor para as altas temperaturas, considerando uso, funções e ambiente.

Vale destacar que tanto o climatizador quanto o ventilador não são recomendados para espaços muito grandes, pois seu potencial de resfriamento se limita a cômodos pequenos e médios.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando comprar um ventilador?

O ventilador é o eletrodoméstico queridinho das famílias brasileiras para combater o calor. Para quem quer pagar barato, o aparelho é uma ótima opção com bom custo-benefício, já que ele pode refrescar bem, apesar de o ventilador não diminuir a temperatura do ar.

Em suma, o ventilador movimenta o ar do ambiente com sua hélice, mas geralmente não consegue resfriá-lo. Existem variados tipos no mercado, como de mesa, de teto e vertical, e a maioria tende a ser barulhenta em altas velocidades.

A compra do ventilador é recomendada para quem quer um alívio do calor, mas sem gastar muito.

No entanto, é necessário atenção para a limpeza das pás, pois elas podem acumular poeira e causar reações alérgicas, como rinite.

Climatizador vale a pena?

Já o climatizador ventila de forma evaporativa, ou seja, realiza a ventilação enquanto evapora água. Dessa forma, o climatizador consegue diminuir a temperatura do ar ventilado em alguns graus quando usado nas condições adequadas.

Continua após a publicidade

Tendo isso em vista, o climatizador é altamente recomendado para regiões secas, já que ele umidifica o ambiente. Por outro lado, em ambientes úmidos, como regiões litorâneas, o produto perde eficiência.

É importante frisar que o preço e o consumo de energia do climatizador são maiores que os de um ventilador, mas menor que o do ar-condicionado. Também vale mencionar que é preciso fazer a manutenção periódica do produto e manter o espaço ventilado para facilitar a evaporação.

Qual comprar entre ventilador e climatizador?

Continua após a publicidade

Para decidir entre o ventilador e o climatizador, é preciso colocar alguns aspectos na ponta do lápis: 

  • Preço: o ventilador é bem mais barato que o climatizador, e se a prioridade for economizar, o ideal é optar pelo modelo que tem pás para ventilar, pois ele é mais em conta e consome menos energia;
  • Ambiente: em situações em que o ar é muito seco, é melhor comprar um climatizador, se couber no bolso, já que o aparelho umidifica o ar de forma eficiente. Da mesma forma, em condições úmidas, é preciso considerar que o climatizador é menos eficiente, enquanto o ventilador mantém o desempenho;
  • Funções: é fundamental se atentar para as necessidades do cotidiano. O climatizador é mais eficiente para resfriar, melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, prevenir doenças respiratórias, ainda mais em regiões secas. O ventilador, por sua vez, está disponível em diversas variações, desde o popular ventilador de mesa até um ventilador em torre silencioso ou um de teto com motor inverter. O ventilador apenas movimenta o ar, sem diminuir a temperatura de saída, porém tende a ventilar melhor que o climatizador.

Em suma, ambos os aparelhos são portáteis e mais baratos que um ar-condicionado e conseguem aliviar o calor. No entanto, o climatizador melhora a qualidade do ar, mas é mais caro que o ventilador e requer cuidados especiais.

Enquanto o ventilador oferece ótima relação custo-benefício e ventila com alto desempenho, ele tem menos funções e faz mais barulho.

Continua após a publicidade

Leia mais

VÍDEO: Qual é a melhor opção para o verão: climatizador ou ventilador?