Publicidade

5 mitos e verdades sobre gasolina aditivada

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Novembro de 2023 às 09h30

Link copiado!

Freepik/CC
Freepik/CC

A gasolina aditivada custa mais caro do que a comum e, por conta disso, acaba deixando uma dúvida na cabeça do consumidor sempre que vai abastecer o carro: vale a pena pagar um pouco mais por litro ou é dinheiro jogado fora?

Se você também tem essa dúvida, vamos esclarecer, de uma vez por todas, 5 mitos e verdades sobre o uso da gasolina aditivada.

Afinal de contas, ela realmente deixa o carro mais econômico? Faz o motor ficar mais potente? Preste atenção na lista que o Canaltech preparou e, depois, decida qual gasolina é a melhor para o seu carro ou moto.

Continua após a publicidade

5. Gasolina aditivada deixa o carro mais econômico

Vamos abrir a lista de 5 mitos e verdades sobre gasolina aditivada com um dos motivos preferidos de quem opta por pagar um pouco mais por litro na esperança de, no frigir dos ovos, rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível no tanque.

A afirmação de que a gasolina aditivada deixa o carro mais econômico é um MITO. Na verdade, como ela conta com componentes que limpam a carbonização do motor, causada principalmente por combustíveis de má qualidade, o propulsor acaba rendendo o que se espera dele em condições normais.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A autonomia, porém, não muda, independentemente de a gasolina ser comum ou aditivada. O que muda é que se a gasolina comum for de baixa qualidade, a queima do combustível será incompleta e, com o motor sujo, o carro pode vir a gastar mais.

4. Gasolina aditivada aumenta a potência do motor

Mais um mito que ganhou ares de verdade em relação ao uso da gasolina aditivada. O que ocorre, como já dissemos, é que a gasolina aditivada ajuda na limpeza interna do motor e, por isso, o carro acaba rendendo melhor, mas sem qualquer alteração na potência original do carro.

Continua após a publicidade

3. Gasolina aditivada reduz gastos com manutenção

Chegamos à primeira verdade em nossa lista. O uso contínuo da gasolina aditivada é benéfico para o motor do carro, pois evita os problemas mais comuns em válvulas de admissão, velas de ignição e bicos injetores, reduzindo, assim, os gastos com manutenção.

Continua após a publicidade

2. Gasolina aditivada é boa para partida a frio

A segunda verdade da lista a respeito do uso da gasolina aditivada é para os carros que têm o tanquinho de partida a frio — flex ou motivos exclusivamente a etanol. Como há antioxidantes na fórmula desse combustível para evitar seu envelhecimento, ele é o ideal para ser colocado nos reservatórios, que chegam a ficar muito tempo sem utilização. A gasolina aditivada impede que o líquido dentro do tanquinho engrosse e cause danos na ignição do carro.

1. Gasolina aditivada é mais pura que a comum

Continua após a publicidade

Vamos desempatar o placar de 5 mitos e verdades sobre gasolina aditivada com o terceiro mito de nossa lista. Ao contrário do que muitos podem pensar, ela não é mais pura que o combustível fóssil comum.

A octanagem de ambas é a mesma, assim como a porcentagem de etanol presente na mistura (27%, por enquanto). O que muda, como explicamos no início da matéria, é que há elementos encontrados na gasolina aditivada, e que não estão presentes na comum, agindo de uma maneira simples para ajudar a limpar os componentes do motor.

E aí: conhece mais algum mito ou outra verdade a respeito da gasolina aditivada? Compartilhe conosco em nossas redes sociais.