Primeiras motos elétricas da Kawasaki são homologadas na Austrália
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Kawasaki prometeu recentemente que todo seu portfólio será composto por motos 100% elétricas até 2035 e, de acordo com informações do site Motorcycle.com, completou os primeiros passos da missão neste início de agosto.
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O site conseguiu informações junto aos órgãos de homologação da Austrália e revelou que a Ninja e-1 e a Z e-1 encerraram os testes da fase de protótipos. Isso significa que ambas estão regularizadas para que a Kawasaki possa iniciar as vendas dos dois modelos de motos elétricas.
As imagens dos documentos de homologação mostram que o design das duas motos é bastante similar aos protótipos mostrados durante o EICMA 2022 (Esposizione Internazionale delle Due Ruote), realizado em novembro na cidade de Milão, na Itália.
Como são as 1ªs motos elétricas da Kawasaki?
As duas primeiras motos elétricas da Kawasaki a chegarem ao mercado têm como base consagrados modelos a combustão da marca japonesa: elas compartilham as carrocerias da Ninja 400 e da Z400 a gasolina, além de terem herdado freios e rodas das respectivas versões de 300 cilindradas.
De acordo com os dados homologados na Austrália, as motos elétricas da Kawasaki terão um powertrain de 9 kW, potência equivalente a 12,1 cv. Os números são ligeiramente inferiores aos informados anteriormente pela marca — 11 kW, ou 14,8 cv. As baterias, por sua vez, têm capacidade combinada de 3 kWh.
As vindouras Ninja e-1 e a Z e-1 terão a mesma distância entre-eixos de 1.369 milímetros, e devem pesar entre 135 e 140 kg, conforme descrito nos dados da homologação. Não ficou claro, porém, se o peso já inclui as duas baterias removíveis que, somadas, representam 24 quilos no total.
Ainda não há data certa para a chegada das motos elétricas da Kawasaki ao mercado, mas a intenção da montadora japonesa é que ambas façam parte da gama de modelos à venda já em 2024. Ambas estão confirmadas para o mercado brasileiro.
Fonte: Motorcycle.com