Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Heineken usará navio elétrico inovador para entregar cervejas

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2021 às 10h55

Link copiado!

Heineken usará navio elétrico inovador para entregar cervejas
Heineken usará navio elétrico inovador para entregar cervejas

A Heineken é uma das maiores cervejarias do mundo e também está preocupada em seguir seu trabalho com metas audaciosas de redução de emissão de gases poluentes. Como uma forma de alcançar esse objetivo, a gigante holandesa comprou o Alphenear, um navio elétrico moderno e inovador que vai ajudar a empresa a realizar entregas pela Europa sem utilizar combustíveis fósseis.

O navio é fabricado pela Zero Emission Services, que fechou acordo com a Heineken para operações a partir do porto de Rotterdã, o maior da Europa. As empresas não revelaram o tamanho da embarcação, mas, segundo informações, ela é capaz reduzir cerca de 360 toneladas em emissões de CO2 por ano. Para isso, o navio é abastecido com energia elétrica gerada por baterias de 2 MWh, o equivalente a 36 carros elétricos.

Essas baterias são alocadas em contêineres padrão de seis metros quadrados, que podem ser substituídos com enorme facilidade, como se fossem a própria carga de cerveja, que será levada em outros depósitos ao lado das baterias. No momento, a Heineken está testando o navio com uma única rota, que vai justamente de Rotterdã para o interior da Holanda, com uma parada estratégica no porto de Alphen aan den Rijn, que serve de reabastecimento.

Continua após a publicidade

A ideia da Heineken é ser uma empresa neutra e emissão de carbono até 2040. Para isso, ela deve expandir o projeto de logística do navio elétrico para outras localidades. Segundo a própria Zero Emission Services, seus planos são de ter uma frota global de oito navios, 14 contêineres de bateria, oito estações de recarga e 30 rotas novas. Os navios são responsáveis por cerca de 3% dos poluentes nocivos à atmosfera, como os gases do efeito-estufa.

Fonte: Click Petróleo e Gás