Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gigantes do mercado de motos se unem para fabricar motor a hidrogênio

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2023 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Yamaha
Divulgação/Yamaha

Suzuki, Honda, Yamaha e Kawasaki, quatro das maiores fabricantes de motos do mundo, resolveram unir forças para, juntas, desenvolver motores a hidrogênio para seus futuros lançamentos.

A reunião dos executivos das gigantes do setor aconteceu em Tóquio, no Japão, e selou o nascimento da HySE (Hydrogen Small Mobility and Engine Technology) ou, na tradução livre para português, Tecnologia para pequenos motores de mobilidade a hidrogênio.

Kenji Komatsu, Diretor Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico da Yamaha Motor, foi nomeado Presidente da HySE, e mostrou otimismo no que a nova parceria pode representar para o universo dos veículos de duas rodas.

Continua após a publicidade
“Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a associação. Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios. Estamos comprometidos com esse esforço com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”.

O que cada empresa fará na HySE?

O acordo firmado entre Yamaha, Suzuki, Honda e Kawasaki para desenvolver motores a hidrogênio para motos deixou claro o papel que cada uma das gigantes fabricantes terá que desempenhar na nova associação.

Continua após a publicidade

Segundo o que ficou definido, a Honda ficará responsável pela parte de pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio. A Suzuki será responsável pelo estudo de elementos sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos a hidrogênio.

Já a Yamaha terá como responsabilidade estudar os requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e tanques de hidrogênio para pequena mobilidade e, ao lado da Kawasaki, realizar pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogênio em sua funcionalidade, desempenho e confiabilidade.

A Kawasaki também ficou incumbida de estudar os equipamentos auxiliares necessários para um sistema de abastecimento de combustível e tanques, e os equipamentos instalados entre o tanque de combustível e o injetor.