Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cansado de esperar no sinal vermelho? Musk diz que a Tesla pode ajudar

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2022 às 11h30

Link copiado!

Mustachescactus Fho/Unsplash/CC
Mustachescactus Fho/Unsplash/CC
Tudo sobre Tesla

Sabe aquelas situações em que você passa um tempão no sinal vermelho, mesmo sem que nenhum outro carro ou pedestre apareça na direção contrária? Já imaginou como seria bom se o semáforo identificasse isso e mudasse para a luz verde com mais rapidez? Elon Musk, CEO da Tesla, já e propõe uma nova solução.

O executivo da montadora de automóveis, referência justamente na área de inteligência artificial incorporada aos seus carros elétricos, deu a deixa após um usuário no Twitter comentar quantas vezes perdeu tempo esperando no sinal vermelho desnecessariamente.

Continua após a publicidade

“Talvez a Tesla deva fazer um dispositivo de visão de IA [Inteligência Artificial] que se conecte aos semáforos tradicionais. Ele poderia simplesmente ver o tráfico e acelerar a mudança [de cor]”, comentou.

Tesla não está sozinha

Musk sabe que a missão não é das mais fáceis. Apesar de muitos semáforos usarem há um bom tempo sistemas LiDAR para medir o tráfego, fazer mapeamento e até aplicar multas aos infratores, pouco mudou neste tipo de equipamento desde sua criação, na década de 1920.

Continua após a publicidade

O CEO da Tesla, no entanto, não está sozinho nesta batalha. Empresas como a Velodyne Lidar também trabalham em busca de soluções que possam modernizar o sistema dos semáforos e otimizar o tempo perdido no trânsito.

A Velodyne tem desenvolvido projetos em parceria com a Universidade de Nevada desde 2020, e já experimentou algumas novas tecnologias LiDAR no trânsito de Reno, captando dados como distância e velocidade e rastreando pedestres, ciclistas e, claro, automóveis.

Segundo dados do mais recente estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o número de acidentes com mortes no trânsito em 2020 foi o maior desde 2007, o que acendeu o sinal de alerta. Por conta disso, mais do que otimizar o tempo, tornar os semáforos mais inteligentes é uma questão de vida ou morte, literalmente.

Continua após a publicidade

Fonte: Screen Rant, The Nexus, Velodyne Lidar