Cansado de esperar no sinal vermelho? Musk diz que a Tesla pode ajudar
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Sabe aquelas situações em que você passa um tempão no sinal vermelho, mesmo sem que nenhum outro carro ou pedestre apareça na direção contrária? Já imaginou como seria bom se o semáforo identificasse isso e mudasse para a luz verde com mais rapidez? Elon Musk, CEO da Tesla, já e propõe uma nova solução.
- Tesla começa a substituir radares do Model S e X pelo Vision; conheça
- 6 aplicativos que te ajudam a escapar do trânsito
O executivo da montadora de automóveis, referência justamente na área de inteligência artificial incorporada aos seus carros elétricos, deu a deixa após um usuário no Twitter comentar quantas vezes perdeu tempo esperando no sinal vermelho desnecessariamente.
“Talvez a Tesla deva fazer um dispositivo de visão de IA [Inteligência Artificial] que se conecte aos semáforos tradicionais. Ele poderia simplesmente ver o tráfico e acelerar a mudança [de cor]”, comentou.
Tesla não está sozinha
Musk sabe que a missão não é das mais fáceis. Apesar de muitos semáforos usarem há um bom tempo sistemas LiDAR para medir o tráfego, fazer mapeamento e até aplicar multas aos infratores, pouco mudou neste tipo de equipamento desde sua criação, na década de 1920.
O CEO da Tesla, no entanto, não está sozinho nesta batalha. Empresas como a Velodyne Lidar também trabalham em busca de soluções que possam modernizar o sistema dos semáforos e otimizar o tempo perdido no trânsito.
A Velodyne tem desenvolvido projetos em parceria com a Universidade de Nevada desde 2020, e já experimentou algumas novas tecnologias LiDAR no trânsito de Reno, captando dados como distância e velocidade e rastreando pedestres, ciclistas e, claro, automóveis.
Segundo dados do mais recente estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o número de acidentes com mortes no trânsito em 2020 foi o maior desde 2007, o que acendeu o sinal de alerta. Por conta disso, mais do que otimizar o tempo, tornar os semáforos mais inteligentes é uma questão de vida ou morte, literalmente.
Fonte: Screen Rant, The Nexus, Velodyne Lidar