Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Udely apresenta armário sobre rodas que fará todo tipo de entrega

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Janeiro de 2022 às 09h54

Link copiado!

Divulgação/Mobileye
Divulgação/Mobileye

A startup norte-americana Udelv firmou parceria com a Intel para o desenvolvimento do Transporter, uma espécie de ônibus autônomo que pode fazer todo tipo de entrega em domicílio, desde livros, brinquedos e peças até alimentos frescos como pizzas, lanches e frutas.

Apresentado durante a CES 2022, o Transporter conta com a tecnologia de direção autônoma da Mobileye, braço da Intel para o segmento automotivo. Segundo a empresa, o veículo será equipado com o sistema operacional MobileyeQ 5, que traz uma série de aplicações para o uso no transporte, como o aplicativo para abrir e fechar o compartimento de carga.

Além disso, o Transporter terá em sua carcaça equipamentos como câmeras, radares e o famoso sensor LiDAR, um dos mais avançados do mercado quando pensamos em monitoramento de imagens para veículos autônomos. Sua motorização será elétrica, mas a autonomia não foi revelada.

Continua após a publicidade
"Nosso acordo com a Udelv é significativo por seu tamanho, escopo e cronograma de implantação rápida, demonstrando nossa capacidade de entregar o Mobileye Drive para uso comercial agora e em volume. A covid-19 acelerou a demanda por entrega autônoma de mercadorias e estamos muito satisfeitos em criar a parceria com a Udelv para atender a essa demanda no curto prazo", disse o Prof. Amnon Shashua, presidente e CEO da Mobileye, em comunicado.

A Intel avisa que, para permitir que a Udelv implante o Transporter em grande escala de forma rápida, também integrou o Road Experience Management da Mobileye, mapa continuamente atualizado via crowdsourcing que digitaliza todas as informações que os veículos autônomos precisam para navegar.

Continua após a publicidade

Segundo a Udelv, o Transporter terá capacidade de carga de até 900 quilos, com a possibilidade de fazer até 80 paradas por corrida. Isso será possível graças à modularidade do compartimento interno do veículo, que lembra muito a de um armário.

Quando chega o Transporter?

A ideia da Udelv é de fabricar até 35 mil unidades do Transporter até 2028, com o início das operações marcado para 2023.

Fonte: Intel