Publicidade

Carro autônomo da Baidu aparece em flagra na China; veja

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Setembro de 2021 às 13h45

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Baidu

Famosa por ser o “Google da China”, a Baidu é uma empresa que investe em diversos setores de tecnologia e um deles é o de carros inteligentes. A gigante chinesa tem expandido seu serviço de táxi autônomo nas principais metrópoles do país, incluindo Xangai, Pequim e Guanzhou.

Em janeiro deste ano, ela anunciou uma parceria com a Geely Holding Group, maior conglomerado automotivo privado da China e proprietária da Volvo, formando a Jidu Motors. A empresa de tecnologia ficou responsável pelas propriedades de direção inteligente, enquanto a Geely assumiu o papel de projetar e fabricar os veículos, possibilitando o crescimento das companhias em um dos mercados com maior concentração de frotas elétricas inteligentes do mundo.

Desde o anúncio da cooperação entre as gigantes, surgiram novas notícias sobre a joint venture. Há poucos dias, alguns internautas chineses tiraram fotos do primeiro carro autônomo fabricado pela Baidu nessa parceria. Com base nas imagens, o carro aparenta ser um SUV com sistema LiDAR, recurso importante para o funcionamento de um veículo autônomo ser completo e totalmente automatizado. O protótipo conta com uma carroceria longa e um design esportivo.

Continua após a publicidade

De acordo com anúncios oficiais anteriores, o primeiro modelo da Jidu custará a partir de 200 mil yuans (aproximadamente R$ 165 mil), terá como alvo um público mais jovem e contará com capacidade de direção autônoma de nível 4. O novo veículo está programado para ser revelado no Salão do Automóvel de Pequim em 2022.

Nos últimos anos, diversas gigantes da internet incluindo a Tencent, Amazon, Alphabet e Alibaba, têm investido com bastante força no setor de automóveis inteligentes, mostrando que a Baidu e a Geely terão bastante concorrência no ramo.

O gigante do comércio eletrônico Alibaba, por exemplo, também formou uma joint venture com a SAIC para produzir veículos elétricos. Enquanto isso, o aplicativo chinês Didi Chuxing, proprietário da 99, estabeleceu parceria com a montadora BYD para fazer carros elétricos projetados especificamente para serviços de caronas.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBETABBC