Como ativar legendas durante videochamadas do Google Meet

Como ativar legendas durante videochamadas do Google Meet

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 06 de Outubro de 2021 às 09h00
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

O Google Meet (Android | iOS | Web) é um aplicativo de videochamadas gratuitas muito usado para fazer reuniões corporativas, aulas à distância e até encontros entre amigos.

Desde o início da pandemia de covid-19, o Google vem aprimorando o Meet para torná-lo um utilitário mais simples e completo durante o home office. E uma das funções recém-chegadas à plataforma são as legendas com tradução ao vivo. A seguir, veja como ativá-las durante uma chamada no Google Meet.

Como ativar legendas durante videochamadas do Google Meet

Por se tratar de uma novidade, o recurso de legendas com tradução ao vivo do Google Meet ainda pode não estar disponível para todos os usuários. Ao que tudo indica, não é necessário mais estar na versão beta do programa, pois a função já foi implementada oficialmente na versão estável do serviço.

Além disso, a funcionalidade só fica visível para assinantes do Google Workspace Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade. Não há informações se o recurso chegará nas versões mais simples do Google Meet.

Até o momento, as legendas traduzidas em tempo real estão disponíveis nos idiomas alemão, espanhol falado no México, francês, inglês e português do Brasil.

Por fim, vale citar que, por se tratar de um recurso novo, a tradução ainda não é das melhores, podendo conter diversos erros na tradução da sentenças. Também há um pequeno atraso entre a fala do orador na videochamada e a exibição do texto traduzido.

No PC

Passo 1: durante uma videochamada no Google Meet, clique no menu de três pontinhos, logo abaixo do player de vídeo.

As legendas traduzidas ao vivo já estão disponíveis para assinantes do Google Workspace. E para ativá-las é bem simples (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: clique em “Legendas”.

Abra a opção de legendas enquanto estiver em uma videochamada no Google Meet (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: selecione um idioma para ser traduzido e clique em “Aplicar”.

Note que, além do português do Brasil, outros quatro idiomas estão disponíveis no recurso de legendas ao vivo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: as falas do criador da sala serão traduzidas para o idioma selecionado. As legendas ficam abaixo do player de vídeo da chamada.

As legendas ainda não são traduzidas com exatidão, mas o recuso deve ser aprimorado constantemente. Por isso, espere por futuras atualizações (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

No celular

Passo 1: durante uma videochamada no Google Meet, toque no menu de três pontinhos, no canto inferior direito da tela.

Pelo celular também já é possível habilitar a função de legendas automáticas no Google Meet (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: toque em “Configurações”.

É possível habilitar o recurso pelas configurações do Google Meet no smartphone (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: em “Legendas”, toque em “Idioma”.

Abra esta opção para selecionar qual idioma será traduzido em tempo real (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: selecione um idioma para ser traduzido.

Por enquanto, cinco idiomas são suportados pela tradução em legendas em tempo real (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: volte para a janela principal da videochamada e toque novamente no ícone de três pontinhos, no canto inferior direito da tela.

Volte para a tela inicial da videochamada para ativar as legendas em tempo real (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: selecione “Mostrar legendas”.

Toque nesta opção para que o texto traduzido apareça nas próximas falas do anfitrião da sala (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: as falas do anfitrião da sala serão traduzidas para o idioma selecionado. As legendas ficam abaixo do player de vídeo da chamada.

As legendas serão exibidas na parte inferior da tela, logo acima dos botões de comando do Google Meet (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto. Como dito anteriormente, o recurso ainda precisa de um bom polimento para compreender as falas e traduzi-las de um jeito mais eficiente. No entanto, a função é uma boa adição ao Google Meet e deve ganhar melhorias ao longo do tempo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.