Smart TV travou? Conheça 3 soluções para esse problema

Smart TV travou? Conheça 3 soluções para esse problema

Por Lu do Magalu | 05 de Agosto de 2021 às 16h00
Reprodução: Jonas Leupe/Unsplash

Oi, gente! Quem me acompanha por aqui já deve ter visto algumas matérias sobre Smart TVs, né? Afinal, nós já falamos sobre temas relacionados por aqui. Mas, hoje eu vim ajudar quem está tendo problemas na Smart TV. 💙

Se sua Smart TV está lenta e travando até mesmo nos menus, existem algumas soluções que você pode tentar fazer hoje mesmo sem sair de casa. Quer descobrir como? Dá só uma olhadinha nessa matéria! 😉

Minha Smart TV travou, e agora?

Gente, antes de começar, é importante ressaltar que essas dicas, são alguns procedimentos mais gerais que você pode fazer em qualquer modelo de Smart TV, tá? ✅

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Então, essas são algumas soluções que vale a pena tentar antes de enviar a Smart TV em uma assistência técnica ou acionar a garantia.

1. Reiniciar o sistema da TV

Se a imagem na sua Smart TV está congelada e você não consegue fazer nada. O primeiro passo da solução de problemas, é reiniciar o sistema da sua Smart TV. É que muitas vezes, essa situação está relacionada a falta de memória RAM ou mau funcionamento de aplicativos. 🖥️

Nesse caso, é recomendado reiniciar sua Smart TV. Você pode tirar ela da tomada e ligar ela novamente depois de 15 segundos.

2. Restaurar as configurações de fábrica

Mas, se ainda assim o problema continuar persistindo, outra solução é restaurar sua Smart TV para as configurações de fábrica. Os modelos mais modernos de Smart TV, oferecem o “Reset” (Restauração) como uma solução nativa para alguns problemas de sistema. Mas, você pode estar se perguntando: — Lu, como isso funciona? Vai apagar toda minha TV?

Olha só! Essa função, volta sua TV para as configurações originais de fábrica de forma limpa. Assim, ela faz uma limpeza nos dados em cache dos aplicativos que vão se acumulando com o tempo. Isso pode solucionar algumas situações quando sua Smart TV está travando ao abrir aplicativos como a Netflix, por exemplo.

Vale lembrar que o Reset também apaga: senhas, aplicativos, programações de canais, entre outras configurações. Mas, ele mantém a versão do software mais recente na sua TV.

Ah! E eu tenho uma matéria onde eu ensino como fazer isso com mais detalhes se você precisar, tá? É só clicar no link abaixo!

Agora vou mostrar alguns caminhos rápidos de como restaurar sua Smart TV em alguns dos principais sistemas aqui no Brasil:

  • Android TV: vá até o menu “Ajustes” > pressione em “Configurações” > clique em “Armazenamento e Redefinição” > “Redefinir conteúdo original” > “Apagar Tudo”.
  • Samsung Tizen: aperte o botão “Menu” no controle > então, vá até à opção “Suporte” > selecione “Auto diagnóstico” > escolha a opção “Restaurar”;
  • Smart TV LG webOS: aperte o botão de “Configurações” no controle remoto > então, selecione a opção “Todas as configurações” > vá até “Geral” > clique em “Redefinir”;

3. Verificar Atualizações

Por fim, é esperado que após a restauração de configurações o problema esteja solucionado. Mas, se ainda assim ele continuar persistindo, vale também checar se existem novas atualizações de sistema para sua Smart TV. Na maioria dos modelos, você pode fazer isso através do menu de “Configurações gerais” nas opções de “Suporte e Atualização”.

Em outros casos, é recomendado entrar em contato com o suporte técnico da fabricante para receber assistência especializada, tá?

Prontinho! Essas são algumas soluções que você pode fazer quando sua Smart TV estiver travando. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos! 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.