Review Samsung TU8000 | Televisão com imagem de qualidade e preço compatível

Por Fábio Jordan | Editado por Wallace Moté | 10 de Junho de 2021 às 11h00
Ivo/ Canaltech

Com tantos modelos e especificações, a escolha de uma televisão é uma tarefa complicada, mas a Samsung parece transmitir uma mensagem bem clara ao público ao oferecer opções robustas que entregam as principais qualidades buscadas pelos consumidores.

Prova disso é o seu sucesso em vendas, demonstrado pelas últimas pesquisas que a colocam como a marca mais popular dos últimos anos. Tal posição é impulsionada principalmente por variantes como as da série TU8000, que aliam qualidade de imagem a um preço competitivo.

Esta linha é composta por telas que vão desde 50 polegadas até incríveis 82 polegadas, todas equipadas com painéis de boa qualidade que entregam resolução Ultra HD e um conjunto completo de conexões. Além disso, essas TVs se destacam pela integração com assistentes pessoais como Bixby e Alexa.

Nós recebemos a Samsung 55TU8000 para review, que é uma TV balanceada nas dimensões e que tem preço bastante atraente. Apesar da popularidade, a dúvida que fica é: será que ela entrega uma performance satisfatória e uma boa qualidade de imagem? Vamos conferir em detalhes as principais vantagens e desvantagens deste modelo!

Prós

  • Design com bordas finas
  • Compatível com HDR
  • Boa qualidade de imagem
  • Variedade de apps
  • Integração com Alexa

Contras

  • Sistema de som não se destaca
  • Imagens pouco brilhosas
  • Painel VA pode apresentar leves distorções
  • Controle bem limitado

Design e Dimensões

As TVs da série TU8000 podem ser classificadas como variantes do segmento de entrada da Samsung, porém o design delas está longe de ser algo simples. O visual arrojado do produto evidencia o painel ao optar por bordas discretas, que medem menos de 1 centímetro.

Quando a tela está desligada, os únicos elementos que chamam atenção na área frontal são o logotipo da marca e os pezinhos. Aliás, vale mencionar que esse sistema de apoio usado na TU8000 é bastante propício para distribuir o peso uniformemente e evitar que a tela balance muito.

(Imagem: Ivo/Canaltech)

Segundo a informação oficial da fabricante, a 55TU8000 é a televisão mais fina do segmento, o que fica bastante evidente quando vemos o produto pela perspectiva da lateral. Trata-se de um modelo realmente enxuto e que ganha ainda mais destaque se for instalada na parede.

  • Dimensões (L x A x P): 123,05 x 78,33 x 25,02 cm
  • Dimensões sem suporte (L x A x P): 123,05 x 70,72 x 5,99 cm
  • Peso: 14,2 kg
  • Peso sem suporte: 13,9 kg

Um adicional bem-vindo é o "visual livre de cabos", o qual implica na presença de canaletas na parte traseira da TV e de pequenos acessórios em formato de argola que são acopladas aos pés, por onde é possível realizar a instalação dos fios sem que eles deixem o ambiente todo bagunçado.

(Imagem: Ivo/Canaltech)

A instalação do suporte na 55TU8000 é simples e não é necessária qualquer ferramenta auxiliar para que o produto esteja pronto para uso. O único ponto mais simples no design deste modelo é o acabamento em plástico, porém este é um televisor de entrada, então características modestas são necessárias para um preço acessível.

Conectividade

Na parte traseira da Samsung 55TU8000 temos acesso ao painel de conexões, que é divido em duas partes: uma com portas instaladas na perpendicular da TV e outra com acesso que fica disponível de forma paralela, sendo este último ideal para utilização com montagem na parede, já que este tipo de instalação dos fios evita torções excessivas dos cabos.

Para conexões de vídeo, os modelos TU8000 trazem três conexões HDMI 2.0 e uma de áudio e vídeo composto (conexão RCA de três pinos com entrada de vídeo e áudio estéreo). Vale mencionar que esta TV tem compatibilidade com as tecnologias HDR10, HDR10+ e HLG, porém ela não trabalha com a tecnologia Dolby Vision.

Vale ficar atento ao fato de que estas conexões usam HDCP 2.2, o que pode limitar a transmissão de conteúdos com direitos autorais, então verifique se seus dispositivos (principalmente Home Theaters) são compatíveis com esta versão de proteção. Na parte de áudio, esta TV da Samsung tem apenas a saída de áudio digital óptico.

(Imagem: Ivo/Canaltech)

Quando o assunto é conexão sem fio, a TU8000 conta com Bluetooth e WiFi. O componente de Bluetooth trabalha na versão 4.2, sendo possível conectar acessórios, espelhar o smartphone e até mesmo transmitir áudio. Para redes sem fio, é possível conectar em redes de 2,4 GHz e também 5 GHz (o que é um excelente recurso para o streaming em 4K).

Tela

A Samsung 55TU8000 tem um painel com tecnologia VA que entrega alta fidelidade de cores ao alcançar 100% do padrão RGB. De fato, pudemos constatar que esta televisão consegue trabalhar muito bem com todos os espectros de cores, sendo possível distinguir quase todas as tonalidades (desde que sejam desabilitados ajustes dinâmicos de imagem).

O problema é que por se tratar de um painel do tipo VA, a melhor experiência é desfrutada apenas por quem está sentado bem em frente à tela. Espectadores em ângulos diferentes que visualizarem o conteúdo talvez não percebam distorções de cores e, ainda que elas não sejam severas, olhos mais atentos podem verificar algumas mudanças nas tonalidades.

Quanto às regulagens da imagem, a 55TU8000 tem um contraste reforçado que ajuda principalmente na hora de reproduzir filmes compatíveis com HDR. Todavia, o conteúdo não se destaca muito devido ao sistema de retroiluminação com baixo nível de luminosidade. Em medições, o brilho desta tela ficou próximo de 250 nits, o que pode ser um limitador em várias situações.

(Imagem: Ivo/Canaltech)

Com as limitações na emissão de luz e o painel com superfície reflexiva, fica bem difícil curtir filmes em ambientes com iluminação excessiva, porque a imagem fica ofuscada pelas luzes externas. Mesmo ao usar o modo de imagem dinâmico, que apresenta reforço de cores, a TV não consegue superar tal limitação. Dessa forma, é melhor fechar as cortinas para aproveitar sua TV.

Apesar de entregar qualidade satisfatória no geral, é bom prestar atenção ao fato de que há inconvenientes. No modo dinâmico, por exemplo, é visível tremulações em determinadas partes da imagem. Além disso, o sistema de luzes do painel não tem iluminação local (local dimming) e não há uniformidade de cinzas, sendo que as bordas ficam mais escuras.

Falado em tela, um ponto importante é a taxa de atualização, que na 55TU8000 fica restrita aos 60 Hz. Trata-se de uma característica comum em produtos de entrada, mas que é um limitador para determinadas situações, principalmente porque não há uma configuração de taxa de atualização variável.

Sistema Operacional e Controle

Ainda que a qualidade de imagem seja o principal fator na hora de escolher uma televisão, a presença de um sistema operacional eficiente é fundamental para entregar uma experiência de uso agradável. O ponto é que a adequação com os softwares televisivos depende de cada usuário e todo sistema tem suas vantagens e desvantagens.

No caso da TV Samsung 55TU8000, o sistema operacional instalado é o Tizen OS, um software proprietário da Samsung que está presente na maior parte dos produtos da marca. Particularmente, eu prefiro muito mais o sistema WebOS da LG, que me parece muito mais simples de entender e acessar os aplicativos.

O Tizen é um sistema que mantém os principais atalhos acessíveis e tem boas opções de personalização, mas algumas configurações no menu principal não podem ser alteradas e dificultam um pouco a usabilidade. Vale pontuar que este sistema se destaca pela grande variedade de apps, então você deve estar bem atendido nesse sentido.

(Imagem: Fábio Jordan/Canaltech)

O desempenho do sistema na TU8000 não é incrível e percebemos algumas lentidões, que parecem decorrentes do hardware, uma vez que não vemos esses mesmos problemas na Samsung Q80T. Também percebemos alguns engasgos bem ocasionais na reprodução de alguns vídeos, mas não podemos afirmar que isto seja um problema recorrente, uma vez que há vários fatores que podem ter ocasionado tais situações em nossos testes.

A Samsung 55TU8000 tem duas assistentes pessoais para você escolher: a Bixby e a Alexa. A assistente da Samsung é bem mais limitada e o próprio site oficial não exibe o português como um idioma suportado, então tenha isso em mente. Já a assistente da Amazon funciona muito bem e pode ser facilmente ativada pelo controle remoto ou pelo aplicativo no celular.

Falando em controle, eis outro fator que pode deixar a usabilidade da TU8000 um tanto complicada. Apesar de apresentar alguns atalhos bem úteis para apps mais requisitados, a ideia de economizar nos botões torna alguns processos mais demorados, pois não há teclas dedicadas para acessar as principais entradas ou para alterar configurações.

Sistema de Som

Enquanto a parte de imagem consegue ser bastante impressionante, o áudio da Samsung 55TU8000 não se destaca para uma experiência otimizada de entretenimento. Com um sistema estéreo que entrega 20 watts de potência, o áudio desta televisão não tem nada de extraordinário.

Talvez por conta da espessura reduzida, a fabricante se viu obrigada a instalar um sistema modesto de som. Dessa forma, é evidente que os sons mais graves foram sacrificados, então não espere um espetáculo em filmes ou conteúdos musicais que tenham batidas acentuadas. Além disso, os alto-falantes não conseguem projetar muito o som, de modo que o volume é um tanto limitado.

(Imagem: Ivo/Canaltech)

Apesar das limitações supracitadas, há duas considerações importantes a serem observadas: a primeira é que a equalização é balanceada, o que significa um som satisfatório para quem não se importa tanto com um sistema sonoro extravagante; e a segunda é que o sistema da Samsung prioriza claramente a amplitude de som em que mais ouvimos as vozes nos filmes, de modo que é perfeitamente possível curtir os filmes sem prejuízos.

Resumo da ópera: o som da Samsung 55TU8000 não é apropriado para locais barulhentos ou ambientes de grandes proporções, pois falta potência e, ao aumentar o volume, este televisor pode distorcer alguns segmentos da faixa de áudio, o que deixa o som um pouco estridente. Nada preocupante para o dia a dia, mas, se você prima por uma experiência de áudio excelente, é recomendado um equipamento adicional como um Home Theater.

A Samsung 55TU8000 é uma televisão que entrega boa qualidade de imagem para você curtir o melhor dos seus conteúdos favoritos através do sistema que é recheado com os principais apps de entretenimento.

Esta TV com resolução 4K ainda se destaca pelo design com bordas finas, sendo uma boa opção para instalar na parede da sala, mas esteja ciente que o áudio da Samsung 55TU8000 não vai garantir uma experiência de cinema.

Concorrentes Diretos

A Samsung 55TU8000 é uma televisão bem completa e que certamente tem causado muita dor de cabeça para a concorrência, uma vez que seu design chamativo e o conjunto de recursos oferecido fazem ela ganhar projeção entre as opções intermediárias de TVs. Além disso, o preço do produto é competitivo, sendo que na época de publicação desta review, o valor mais baixo era de R$ 2.998,00.

Considerando as principais características deste modelo e esta faixa de preço, os modelos concorrentes que mais devem deixar o consumidor em dúvida são os produtos da LG, TCL e JVC, sendo que algumas marcas têm até mais de uma opção com recursos similares, o que complica ainda mais a decisão de compra.

Primeiro, temos a LG que oferece os modelos 55UN7100 e 55UN731C, ambas de 55 polegadas com resolução 4K, compatibilidade com HDR, painel IPS (que evita distorções de cores), assistentes pessoais Alexa e Google Assistente (sendo este um diferencial bem importante) e sistema WebOS.

As diferenças entre elas consistem apenas na presença do controle Smart Magic e do recurso de som AI Acoustic Tuning que estão presentes na 55UN731C. Se comparadas com a TV da Samsung, elas devem entregar uma qualidade de imagem similar, porém com menor taxa de contraste. Por outro lado, a LG tem a vantagem dos preços mais acessíveis. Quando publicamos esta análise, a LG 55UN7100 custava R$ 2.899,00 e a LG 55UN731C estava disponível por R$ 2.540,65.

Outra concorrente de peso é a TCL 55P715, que também traz recursos similares: tela de 55 polegadas, resolução 4K, bordas ultrafinas, capacidade de reproduzir conteúdos em HDR, assistente do Google (que inclusive responde a comandos de voz sem que seja necessário ativar comandos no controle) e ainda usa sistema Android TV. O diferencial principal deste modelo é o preço muito competitivo, que na época do review era de R$ 2.289,00.

Por fim, há um produto que pode chamar atenção pelo tamanho de tela ainda maior: a JVC LT-58MB708. Este televisor de 58 polegadas também tem resolução 4K, HDR, sistema operacional Android e um total de 4 conexões HDMI. Em relação às concorrentes, ela parece ficar ligeiramente para trás na especificação de brilho com 250 nits. Contudo, nós encontramos este produto por R$ 2.849,05, ou seja, ela é mais barata que a Samsung e ainda maior.

Conclusão

A Samsung 55TU8000 é uma televisão equilibrada em diversos aspectos e que certamente chama atenção do consumidor pelo conjunto de recursos e também pela fama de qualidade da marca. De fato, o que pudemos perceber no review é que a fabricante coreana novamente faz jus ao nome e entrega boa qualidade de construção e uma experiência satisfatória com este modelo.

Novamente, frisamos que apesar de a qualidade de imagem ser satisfatória, esta TV tem algumas limitações devido ao painel pouco brilhoso. Isto é comum em dispositivos deste segmento, uma vez que as marcas costumam economizar em alguns aspectos para manter o preço atraente. Aliás, características similares devem estar presentes em alguns produtos concorrentes, então cada um pode ter determinados aspectos simplificados.

Apesar dessa questão e do áudio não ser nada extravagante, nossa conclusão é de que a Samsung 55TU8000 é uma televisão que entrega um conjunto bem completo e que deve agradar ao consumidor que busca um modelo para curtir os principais conteúdos através de um dos sistemas mais completos do momento. Assim, nós recomendamos esta TV da Samsung, mas sempre com o alerta para você procurar promoções, uma vez que ela geralmente custa mais que as concorrentes.

Gostou da Samsung 55TU8000? Então, que tal aproveitar a oferta que separamos para você?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.