Saiba qual a distância recomendada entre uma TV de tela 4K ou Full HD e você

Por Dimitri Pereira

Uma TV de tela grande, além do sonho de muitos, é também um desafio para espaços pequenos. Para ter uma em casa é necessário levar em consideração o espaço que ela ocupará no ambiente e também uma distância razoável entre a tela e o telespectador para que a qualidade da imagem seja 100% aproveitada. Porém, com a evolução constante das tecnologias das telas dos televisores, já é possível ter um telão em uma sala ou um quarto não tão grandes, sem comprometer a visualização da imagem em seu todo.

Segundo a Samsung, já é possível ter em um cômodo pequeno uma TV de tela grande. A Samsung garante que quanto maior a resolução da tela, menor a distância mínima necessária para assegurar uma boa qualidade da imagem.

Então, com uma televisão proporcional ao espaço, o seu cômodo confortável pode ganhar ares de cinema com recursos inteligentes, como uma tela curva e outras tecnologias de ponta.

Caso você esteja pensando em comprar e seguir essa tendência de TVs gigantes para transformar o seu ambiente em um cinema particular, a Samsung criou uma tabela com as distâncias recomendadas entre você e a TV em relação aos tamanhos do espaço disponível em sua casa . Essa tabela explica em parte o investimento das fabricantes de Smart TVs em telas 4K (UHDTV).

tabela samsung

Segundo a tabela, uma TV 4K Ultra HD de 65 polegadas pode ser colocada em uma sala em que a distância do sofá e a tela seja de 2,5 a 3 metros. Mas quando a qualidade da imagem é menor, como a Full HD tradicional (com resolução de 1920 x 1080 pixels), o tamanho da tela deve ser menor. Nesse mesmo ambiente, usando uma TV Full HD, para que a qualidade da imagem não seja comprometida, o recomendado é que a tela tenha 55 polegadas no máximo.

Isso acontece porque as TVs 4K, ou Ultra HD como também são conhecidas, têm quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD. São oito milhões de pixels ao todo. De acordo com a Samsung, então, seguindo suas orientações, você poderá ficar perto dela sem notar perda da qualidade da imagem, que é aquela sensação de pixelado na tela. ou sentir qualquer cansaço visual quando está muito muito próximo e exposto à claridade do aparelho.

Sabendo disso você pode agora, com base em seu cômodo, escolher o tamanho certo de sua TV gigante para fazer o seu cinema em casa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.