Qual é o melhor sistema operacional para Smart TVs: Android TV, webOS ou Tizen?

Por Lu do Magalu | 26 de Fevereiro de 2021 às 11h30
FrankundFrei/Pixabay

Oi, gente! Hoje vim dar uma dica bem legal! As Smart TVs têm se tornado cada vez mais populares, né? Já imaginou fazer pesquisas na internet, acessar aplicativos e até mesmo ler as notícias mais recentes do seu site favorito na TV?

Mas você sabe como elas conseguem fazer todas essas coisas? Olha só, isso tudo é possível graças ao sistema operacional das Smart TVs. Elas funcionam como os computadores, sabe? Hoje no Brasil os sistemas mais populares são o Android TV, o webOS e o Tizen.

Cada marca costuma trabalhar com seu próprio sistema operacional "do coração". Por exemplo, o Android TV está em aparelhos da Sony e da Phillips, já o webOS está nos da LG e o Tizen nos da Samsung. Mas com tantas marcas e nomes diferentes, me diz: você sabe quais são as diferenças entre elas? Deixa que eu explico 🥰

Android TV

Assim como os celulares Android, o sistema dessas Smart TVs também foi desenvolvido pelo Google, e isso permite ainda mais interações entre os celulares e as TVs. Com o Android TV, você usa comandos de voz do Google Assistente para controlar a TV — o que é ótimo para quando estiver com as mãos ocupadas ou com o controle remoto lá longe.

Ah! Também dá para conectar outros aparelhos da sua casa, como luzes e caixas de som compatíveis, através do aplicativo do Google Home.

O Android TV também vem com um Chromecast embutido, então você consegue espelhar a tela do seu celular na TV. Ou seja, tudo que for exibido em seu celular, vai aparecer em sua TV. Bem legal, né? Isso pode ser interessante para ver fotos e vídeos salvos no celular, só que na telona da TV, tudo no conforto do sofá :)

E por falar em interações… Você pode baixar aplicativos da Google Play Store e usar na TV. Muito bom, né?

webOS

Já o webOS é um sistema operacional exclusivo da LG, então você só encontra ele nas Smart TVs da marca, tá? Uma das vantagens do webOS é que a interface é muito intuitiva e fácil de usar. Então, você consegue configurar a TV com facilidade, e isso torna a experiência bem mais agradável, né?

No webOS você altera as configurações que precisar sem nem mesmo precisar fechar o conteúdo que você está assistindo, sabia? Olha só! Você pode aproveitar os atalhos dos principais aplicativos e funções. Tudo isso combinado com o fato de que você conta com uma detecção rápida de dispositivos conectados à Smart TV. Muito bom!

Ah! E quem comprar uma TV Ultra HD recebe de brinde vários filmes e séries em 4K, totalmente de graça, além de tudo!

Tizen

O Tizen tem alguns diferenciais bem interessantes! A TV pode reconhecer alguns comandos através de gestos, além de distribuir o sinal da TV para outros dispositivos por meio do Bluetooth ou Wi-Fi. Bem prático, né?

Isso significa que o conteúdo pode ser visto no seu smartphone mesmo quando a televisão estiver desligada, ou ainda se outra pessoa estiver usando a TV. É quase como se ela pudesse multiplicar o que está exibindo para outros dispositivos. Ah! A Samsung também conta uma extensa variedade de aplicativos para você aproveitar em sua tela :)

Pensando em comprar uma Smart TV? Agora você conhece algumas das diferenças entre os modelos mais populares no Brasil. Compartilhe essa matéria com seus amigos 💙

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.