O que é HDMI ARC? | Audio Return Channel

O que é HDMI ARC? | Audio Return Channel

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 21 de Janeiro de 2022 às 16h30
Samsung

Cada vez mais empresas seguem adotando o conector HDMI ARC em TVs e sistemas de som para aprimorar a experiência do usuário e reduzir a quantidade de cabos. Mas o que exatamente é o HDMI ARC? O Canaltech te ajuda a saber como, quando e por que usar a função.

O HDMI ARC surge como um substituto do cabo de áudio ou cabo óptico conectado à TV e permite que o sinal de áudio viaje da TV para a caixa de som, soundbar, home-theater ou dispositivo compatível (e vice-versa) pelo mesmo cabo HDMI.

Tal solução oferece resposta mais instantânea, menor latência de sinal e excelente qualidade sonora em comparação com outras soluções convencionais, se destacando ainda pelo uso de apenas um cabo para áudio e vídeo

HDMI ARC e eARC reduzem quantidade de uso de cabos conectados à TV (Imagem: Reprodução/Sony)

Para utilizar o HDMI ARC é necessário um cabo HDMI 1.4 ou superior e aparelhos compatíveis. Televisões possuem porta específica dedicado ao recurso, assim como o dispositivo de som ou de vídeo.

É possível que usuários precisem acessar as configurações do aparelho para habilitar o HDMI ARC.

ARC ou eARC: qual a diferença?

HDMI ARC ou eARC possuem símbolo de indicação da porta na TV (Imagem: Reprodução/Patrick Campanale)

Enquanto ARC tem como significado "Retorno de Canal de Áudio" (Audio Return Channel), o novo eARC chega como "Retorno de Canal de Áudio Melhorado" (Enhenced Audio Return Channel).

A versão está inclusa no mais recente HDMI 2.1 e tira proveito do enorme avanço em velocidade e largura de banda do cabo, permitindo qualidade e precisão de áudio ainda melhores.

O eARC oferece ainda compatibilidade para formatos de som com alta taxa de bits, incluindo Dolby Atmos e DTS:X, garantindo uma experiência mais imersiva ao reproduzir conteúdo em um sistema de som surround.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.