Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como esconder os fios da TV, do videogame ou do computador

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Janeiro de 2022 às 18h10

Link copiado!

Thom Milkovic/Unsplash
Thom Milkovic/Unsplash

Os fios aparentes atrás de móveis ou da mesa de trabalho deixam muitas pessoas incomodadas. Entretanto, há várias soluções que permitem organizar a “bagunça” de cabos de TVs, videogames ou do setup dos computadores.

Mais do que uma questão estética, a organização dos fios pode evitar problemas técnicos. Por exemplo, separar os cabos de força dos fios de áudio e vídeo (HDMI, RCA, VGA) impede que a corrente elétrica cause interferências nos sinais de transmissão.

A seguir, separamos dicas e sugestões de itens que ajudam a esconder fios e cabos. Também há exemplos de como aplicar e os motivos para usar os acessórios nas instalações domésticas ou no trabalho.

Continua após a publicidade

Etiquetas para fios

Antes de esconder os fios, é fundamental identificar os cabos que fazem parte da instalação. Isso ajuda a evitar possíveis confusões após concluir o projeto, como não saber qual cabo de energia pertence a determinado eletrônico.

A sugestão é usar adesivos ou etiquetas coloridas para criar uma padronização. Então, basta colocar a identificação em cada ponta dos cabos e, se achar necessário, em outros pontos da extensão.

Continua após a publicidade

Clipes organizadores

Uma das primeiras dicas para esconder os fios atrás de racks, estantes ou mesas de trabalho são os clipes organizadores. Feitos de plásticos, essas peças costumam trazer fitas adesivas dupla-face para serem fixadas no móvel.

Esses acessórios são ótimos para guiar o caminho dos cabos dos aparelhos até as tomadas ou estabilizadores. Eles também evitam que os fios fiquem soltos e suscetíveis a possíveis acidentes.

Continua após a publicidade

Braçadeiras e arames de embalagens

Outra sugestão simples para organizar os fios são as braçadeiras de velcro. Esses acessórios são usados para prender os cabos mais longos, sendo uma solução para esconder os fios atrás de móveis vazados na parte do chão.

Esse modelo de braçadeira é indicado para ambientes que tenham muitos ajustes de instalação. Diferente das peças de plástico, esses itens são reutilizáveis e se adaptam a qualquer mudança.

Continua após a publicidade

Também é possível reaproveitar os arames de embalagens para o mesmo propósito. Pode ser desde os arames que prendem os sacos de pães de forma ou os que acompanham os próprios fios de algum eletrônico novo.

Organizadores de fios

Para quem não pretende realizar mudanças constantes, os organizadores de fios em formato espiral são as melhores opções. Dessa maneira, os fios ficam protegidos ao serem enrolados por uma serpentina.

Continua após a publicidade

A vantagem desses acessórios é que eles podem ser adquiridos por metro, facilitando o planejamento de uma instalação. Por isso, essas peças costumam ser usadas em escritórios ou ambientes corporativos planejados e com vários eletrônicos.

Canaletas

As canaletas são uma das soluções mais tradicionais para esconder e organizar fios. Feitos de plástico, os acessórios são simples de serem instalados e podem ser aplicados em diversos projetos.

Continua após a publicidade

Um dos destaques do produto é a facilidade para a remoção e a troca de fios da instalação. Ademais, é possível pintar as peças conforme a cor da parede e a decoração do ambiente.

Discretas, as canaletas também são usadas para esconder cabos de Internet ou TV. Aplicadas no rodapé das paredes, os acessórios tornam "invisíveis" os fios que precisam atravessar um ambiente ou que se espalham por diferentes cômodos.

Caixas gerenciadoras de cabos

Continua após a publicidade

Os emaranhados de fios de energia próximos a tomadas também causam muito incômodo. Uma solução para essas situações são as caixas gerenciadoras de cabos que ajudam a não deixar a “bagunça” tão exposta.

Esses itens de plástico ou madeira possuem aberturas na lateral para receber os cabos de energia. Alguns produtos são grandes o suficiente para abrigar estabilizadores, nobreaks e outros itens que protegem os aparelhos de instabilidades na rede de energia.

Disponível em várias cores e tamanhos, as caixas organizadoras possuem tampas para ocultar os cabos e não deixá-los ao alcance de crianças e animais domésticos. Assim, essas peças também se tornam parte da decoração do ambiente.

Continua após a publicidade

Painéis

Um investimento consideravelmente mais alto, os painéis são outra opção para esconder os fios das TVs, videogames e outros eletrônicos. Esses itens de decoração são facilmente encontrados em lojas varejistas com opções para os mais diversos ambientes.

Contudo, para quem prefere uma solução mais “Faça-Você-Mesmo”, é possível criar um painel usando paletes e customizá-lo como preferir. Isso deixará a sala ou o quarto organizado e com mais personalidade.

Continua após a publicidade

Decoração básica

Embora possa parecer uma sugestão “preguiçosa”, é possível usar a decoração do próprio ambiente para esconder os cabos da TV. Coleções de livros, vasos, bustos e outros enfeites podem ajudar a encobrir os fios que não devem ser vistos.

As caixas decorativas também ganham novas utilidades ao organizar os cabos ou ocultar estabilizadores. A vantagem é que tudo isso pode ser feito de forma criativa e sem grandes investimentos.

Continua após a publicidade

Decoração criativa

Como diria o ditado: “Se não pode com eles, junte-se a eles”. Os próprios cabos que as pessoas sempre tentam esconder podem ser uma peça da decoração e criar ambientes mais “industriais” e modernos.

Usando a criatividade, os fios expostos – de forma organizada – podem ser transformados em arte. Assim como, os clipes e organizadores de cabos têm potencial para agregar mais estilo ao “novo cenário” para entretenimento ou trabalho.

Quais dessas opções você já usou para esconder os fios da TV, do videogame ou do computador? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que precisam de ajuda para organizar o ambiente.

Fonte: HelloTech, Bob Vila, CNETArquitectural Digest