Irmãos Duffer dão o recado: você está assistindo a Stranger Things errado!

Por Redação | 31 de Outubro de 2017 às 18h53
divulgação

Matt Duffer e Ross Duffer, os irmãos que criaram a série Stranger Things para a Netflix, estão bastante chateados com a possibilidade de você estar usando as configurações técnicas erradas no seu aparelho de TV para assistir às suas criações.

Os televisores mais recentes vêm de fábrica com ajustes que não se adaptam bem à maneira que os filmes e séries vêm sendo produzidos. Há uma tradição na produção audiovisual que mantém uma freqüência de 24 frames por segundo de imagem, sendo que as câmeras mais modernas podem produzir até 60 frames por segundo. Como esse formato de mais frames já é comumente utilizado em transmissões ao vivo de esportes, entre outras produções, os televisores vêm automaticamente ajustados para exibir mais frames por segundo que o utilizado na produção das séries e filmes. O aparelho tenta aumentar o número de frames por cena, deixando a imagem sobrecarregada e impactando a experiência do espectador.

Não apenas os irmãos Duffer estão frustrados com a qualidade das suas obras sendo diminuída devido à confusão técnica: diversos diretores já se posicionaram sobre o ocorrido no Twitter em Junho. Rian Johnson, diretor de Star Wars: Os Últimos Jedis, publicou raivosamente que a configuração dos aparelhos de TV modernos fazem os filmes parecerem diarreia. Nojeiras à parte, o vídeo a seguir mostra que a configuração utilizada realmente distorce a qualidade da imagem, criando uma sombra que segue tudo o que se movimenta com rapidez na filmagem: 

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Entretanto, o problema é de fácil resolução. Apesar de o tutorial exato mudar de um aparelho para outro, basta alterar os ajustes da sua TV diretamente através do seu controle remoto. Procure por ajustes que façam menção a movimento (ou, no inglês, motion) e as desabilite. Caso não encontre a informação no menu do seu aparelho, pesquise pelo nome do modelo e marca e adicione "interpolação de imagem", que é o nome técnico daqueles intervalos pixelados que aparecem com a configuração ajustada para mais frames. Isso deve ser o suficiente para te mostrar como resolver o problema e acalmar os ânimos dos diretores. 

Sombra gelatinosa atrás dos seus personagens preferidos? De agora em diante, só nos aparelhos televisores do Mundo Invertido!

Fonte: Nerdist, via Superinteressante

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.