Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google pode lançar novo Chromecast 4K com controle atualizado e mais performance

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Abril de 2024 às 08h25

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google deve atualizar a sua linha de Chromecast com um novo modelo em breve. O produto estaria em fases finais de desenvolvimento, e chegaria para substituir o modelo com Google TV de 2020. 

Por enquanto não estão claras quais seriam as novidades deste novo Chromecast, mas existem algumas dicas. A mais forte delas foi percebida em uma imagem vazada no Android 14 Beta do ano passado, que mostrou um possível novo controle remoto para o dongle. 

Continua após a publicidade

O controle mantém o mesmo formato de pílula do modelo que acompanha o Chromecast atual, mas parece ter ficado um pouco mais longo. Os comandos de volume passariam da lateral para a parte frontal do acessório, e ele também ganharia um novo botão com ícone de estrela, que poderia ser customizado para abrir qualquer aplicativo com apenas um toque. 

É possível que ele ganhe melhorias de performance com a plataforma Amlogic S905X5 anunciada em setembro do ano passado. Isso representaria um avanço de duas gerações no hardware, com arquitetura de 6 nanômetros (contra 12 nm do anterior) e suporte para o codec AV1, que traz maior eficiência de compressão de vídeo. 

Melhorias em outros aspectos de performance também podem aparecer. Para referência, o Chromecast com Google TV de 2020 tem um Amlogic S905X3 quad-core com Cortex-A55 de 1,9 GHz, acompanhado de 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. 

Até o momento não são esperadas grandes mudanças em termos de resolução, já que o novo Chromecast manteria o suporte para conteúdos em 4K. A geração do sistema Google TV deve ser baseada no Android 14, contra o Android 12 visto no último dongle. 

É possível que o produto seja anunciado durante a conferência Google I/O 2024, já marcada pela empresa para o dia 14 de maio. No mesmo dia, a marca deve anunciar o novo celular Pixel 8a, entre outras novidades. 

Ao menos em um primeiro momento, não é esperado que o novo Chromecast seja vendido oficialmente no Brasil — visto que o Google nunca trouxe o modelo de 2020 ao mercado nacional, e nem sequer sua versão posterior com resolução Full HD e preço mais acessível foi lançada por aqui de forma oficial.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google