Brasileiros gastam R$443 milhões em TVs na Black Friday; telas de 65″ brilham
Por Vinícius Moschen |

O segmento de televisores teve protagonismo durante a Black Friday de 2025, de acordo com levantamento da agência de dados sobre o comércio eletrônico Confi Neotrust. Afinal, um relatório recente apontou que o setor movimentou um total de R$ 443,2 milhões apenas na a sexta-feira de vendas.
- 7 TVs testadas e aprovadas pelo Canaltech para comprar
- Como escolher o tamanho da TV de acordo com a sala e o sofá
Deste montante, R$ 166,2 milhões foram arrecadados já nas primeiras 12 horas do evento, o que demonstra a relevância imediata da categoria para o desempenho comercial da data.
Junto ao faturamento, observou-se um salto expressivo no interesse dos consumidores por modelos considerados premium, especificamente em relação às dimensões dos aparelhos.
Nesse sentido, os dados de vendas indicam que a comercialização de televisores com telas de 65 polegadas ou tamanhos superiores registrou um crescimento de 5,5x em comparação ao desempenho verificado no ano anterior, consolidando uma mudança no perfil de consumo voltada para grandes formatos.
Além disso, um relatório elaborado pelo Mercado Livre indicou um aumento de 372% nas buscas por televisores de 65 e 75 polegadas, bem como por projetores e soundbars, em relação aos dados de 2022.
Esse movimento é atribuído à aproximação da Copa do Mundo de futebol, que leva os consumidores a preparar a casa com som e imagem mais próxima do cinema, para acompanhar os jogos. Em resposta a essa demanda específica de mercado, fabricantes do setor já anteciparam o lançamento de telas acima de 100 polegadas, por exemplo.
TVs mais avançadas têm tecnologias extras de imagem
Além do grande tamanho e alta resolução, as TVs mais avançadas ainda se diferenciam pelo uso de tecnologias aprimoradas de imagem e som.
É o caso do Dolby Vision, uma tecnologia visual que leva o HDR (High Dynamic Range) ao seu máximo potencial, já que otimiza a qualidade da imagem cena a cena para melhorar os níveis de contraste e precisão de cores.
Na prática, seus diferenciais técnicos incluem a oferta de realces até 40x mais brilhantes e pretos 10x mais profundos que o padrão convencional.
A tecnologia conta ainda com o Dolby Vision IQ, uma evolução que utiliza sensores de luz e metadados dinâmicos para adaptar a imagem às condições de iluminação do ambiente. Ele também promete oferecer benefícios para games, como mapeamento automático para o display e maior realismo visual.
Na parte de áudio, o Dolby Audio aprimora a clareza do som, nivela o volume e reduz ruídos de fundo o que leva a uma experiência surround realista mesmo na ausência de home theaters complexos.
Já o Dolby Atmos atua como uma extensão que cria um palco sonoro tridimensional baseado em objetos, permitindo que os sons se movam livremente pelo ambiente — inclusive acima da cabeça — para proporcionar imersão total na ação, diferentemente dos canais fixos tradicionais.
Por sua vez, o recurso Dolby Atmos IQ utiliza software e calibração para criar som 3D, também de forma adaptada ao ambiente em que está o equipamento.
As tecnologias mencionadas, incluindo Dolby Vision, Audio e Atmos, já estão disponíveis em diversos modelos de televisão vendidos atualmente no mercado brasileiro.
Leia mais no Canaltech
- Novo aspirador da Xiaomi tem design de Dyson e carregador USB-C
- Samsung QLED Ultra: A "QLED de Verdade" é muito mais que uma TV
- Consumo multitela avança no Brasil e aproxima cada vez mais a TV do e-commerce