TIM é notificada pelo Procon-PR por queda de sinal e instabilidades

TIM é notificada pelo Procon-PR por queda de sinal e instabilidades

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 30 de Dezembro de 2021 às 11h16
TIM

Instabilidades no serviço de rede móvel da TIM afetaram clientes de várias regiões do Paraná na madrugada de segunda-feira (27). Segundo eles, era impossível fazer chamadas de voz pela rede celular. Entre as cidades atingidas estão Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Maringá.

Segundo o DownDetector, o maior índice de reclamações ocorreu na capital. As falhas começaram à meia-noite e a rede passou a voltar ao normal por volta das 7h50. A ocorrência levou a operadora a ser notificada pelo Procon-PR, que quer esclarecimentos.

A TIM afirma que a instabilidade ocorreu em razão do rompimento de fibras e de falhas de equipamentos de operadoras parceiras. O Procon-PR destaca que clientes que sofreram prejuízos devem submeter reclamações no site consumidor.gov.br.

Rede da TIM passou por falha e Procon-PR quer esclarecimentos da operadora (Imagem: Divulgação/TIM)

Em contato com o Canaltech, a empresa afirma que pretende colaborar com o Procon-PR. "A TIM informa que sempre está disponível para atender as demandas do Procon-PR e dos nossos clientes, e prestará os devidos esclarecimentos que forem solicitados", diz o comunicado.

Perda de clientes

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que a TIM perdeu cerca de 2 milhões de clientes em 2021. O número supera as perdas da Vivo e da Oi. A Claro, por sua vez, foi a operadora que mais recebeu clientes ao longo do ano.

Pequenas provedoras têm expandido a presença no mercado. Uma delas, a Algar Telecom, já inaugurou a rede 5G em Uberaba e Uberlândia (ambas em MG) e em Franca (SP), e testa aplicações da rede 5G no setor agroindustrial.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.