Publicidade

TIM agora permite fazer ligações de voz pela rede 4G em São Paulo

Por| 22 de Setembro de 2017 às 18h02

Link copiado!

TIM agora permite fazer ligações de voz pela rede 4G em São Paulo
TIM agora permite fazer ligações de voz pela rede 4G em São Paulo

A partir desta semana, o VoLTE (Voice over LTE) da TIM começará a funcionar em São Paulo, permitindo fazer ligações de voz em alta definição usando a rede 4G da operadora. A funcionalidade chegou primeiro a Brasília em junho, e já está disponível em vinte cidades. Até o fim do ano, a empresa espera expandir o serviço para mil municípios.

Assim como acontece no Rio de Janeiro, a capital paulista contará com a tecnologia usando a frequência de 1.800 MHz, enquanto outras cidades já operam o VoLTE na faixa de 700 MHz. Segundo Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, "quando for liberada essa frequência [em São Paulo] a cobertura seráá aprimorada, inclusive em ambientes indoor".

Com o VoLTE, os usuários podem fazer ligações usando a rede de dados, com mais eficiência e estabilidade, em alta definição de voz e sem ruídos. É possível navegar usando o 4G simultaneamente, enquanto faz as ligações, e o consumo da bateria do aparelho é reduzido. Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação é até quatro vezes mais rápido do que o atual.

As ligações feitas pelo VoLTE não são descontadas do pacote de dados, contudo. "O cliente não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede usar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor", ressaltou Capdeville. Para acessar o VoLTE, é preciso usar um smartphone compatível com o sistema operacional em sua versão mais recente.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas para os clientes TIM Black e usuários de planos pós pagos, exceto ofertas do segmento corporativo. Mas, em outubro, a novidade chegará para toda a base de clientes da TIM.