TIM agora permite fazer ligações de voz pela rede 4G em São Paulo

Por Redação | 22 de Setembro de 2017 às 18h02

A partir desta semana, o VoLTE (Voice over LTE) da TIM começará a funcionar em São Paulo, permitindo fazer ligações de voz em alta definição usando a rede 4G da operadora. A funcionalidade chegou primeiro a Brasília em junho, e já está disponível em vinte cidades. Até o fim do ano, a empresa espera expandir o serviço para mil municípios.

Assim como acontece no Rio de Janeiro, a capital paulista contará com a tecnologia usando a frequência de 1.800 MHz, enquanto outras cidades já operam o VoLTE na faixa de 700 MHz. Segundo Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, "quando for liberada essa frequência [em São Paulo] a cobertura seráá aprimorada, inclusive em ambientes indoor".

Com o VoLTE, os usuários podem fazer ligações usando a rede de dados, com mais eficiência e estabilidade, em alta definição de voz e sem ruídos. É possível navegar usando o 4G simultaneamente, enquanto faz as ligações, e o consumo da bateria do aparelho é reduzido. Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação é até quatro vezes mais rápido do que o atual.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

As ligações feitas pelo VoLTE não são descontadas do pacote de dados, contudo. "O cliente não precisará fazer uma ativação ou escolher qual rede usar. Tudo acontece de forma automática, simples e transparente para o consumidor", ressaltou Capdeville. Para acessar o VoLTE, é preciso usar um smartphone compatível com o sistema operacional em sua versão mais recente.

Por enquanto, a tecnologia está disponível apenas para os clientes TIM Black e usuários de planos pós pagos, exceto ofertas do segmento corporativo. Mas, em outubro, a novidade chegará para toda a base de clientes da TIM.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.