Publicidade

Sinal digital de TV deve chegar a todos os municípios do Brasil até 2023

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Agosto de 2021 às 23h00

Link copiado!

Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay
Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay

Embora seja amplamente disponível em capitais e em suas regiões metropolitanas, 4.191 municípios brasileiros ainda não completaram a transição para o sinal de TV digital; entre eles, 1.638 ainda têm apenas sinal analógico. Nesta terça-feira (3), o Ministério das Comunicações anunciou o Programa Digitaliza Brasil, que promete corrigir essa lacuna e concluir a migração para o digital em todo o país até 2023.

O programa envolve a instalação de equipamentos de transmissão necessários para a digitalização das emissoras de televisão e a distribuição de conversores digitais para a população de baixa renda. Segundo o especialista Mario Finamore, fundador da TV News, a iniciativa promove não somente a inclusão digital, mas também a social, aproximando mais pessoas das inovações tecnologias e das informações cotidianas.

O Digitaliza Brasil também vai oferecer às prefeituras elegíveis os equipamentos necessários para a digitalização das estações retransmissoras que estão sob sua responsabilidade. Segundo explica Finamore, muitas delas solicitavam ao Ministério da Comunicação licenças de RTV para retransmitir sinais de redes selecionadas a regiões que não eram alcançadas por empresas de radiodifusão, que as consideravam não economicamente viáveis para suas atividades.

Continua após a publicidade

Primeira etapa alcança 71 cidades

Na primeira etapa do programa, serão alcançados municípios dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, contemplando um total de 71 cidades. As prefeituras interessadas têm até o dia 20 de agosto para manifestar interesse na participação junto ao Ministério das Comunicações.

O projeto será pago com o saldo remanescente dos R$ 1,2 bilhões da Entidade Administradora de Digitalização (Seja Digital), instituição sem fins lucrativos criada pela Anatel para implementar o sinal de TV digital e expandir a banda larga no Brasil. A transição para o sinal mais moderno foi iniciada em 2008 no país, e o fim da transição está prevista para se encerrar no dia 31 de dezembro de 2023, quando o sinal analógico terá sido oficialmente desligado em todos os municípios.