Sinal digital de TV deve chegar a todos os municípios do Brasil até 2023

Sinal digital de TV deve chegar a todos os municípios do Brasil até 2023

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 03 de Agosto de 2021 às 23h00
Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay

Embora seja amplamente disponível em capitais e em suas regiões metropolitanas, 4.191 municípios brasileiros ainda não completaram a transição para o sinal de TV digital; entre eles, 1.638 ainda têm apenas sinal analógico. Nesta terça-feira (3), o Ministério das Comunicações anunciou o Programa Digitaliza Brasil, que promete corrigir essa lacuna e concluir a migração para o digital em todo o país até 2023.

O programa envolve a instalação de equipamentos de transmissão necessários para a digitalização das emissoras de televisão e a distribuição de conversores digitais para a população de baixa renda. Segundo o especialista Mario Finamore, fundador da TV News, a iniciativa promove não somente a inclusão digital, mas também a social, aproximando mais pessoas das inovações tecnologias e das informações cotidianas.

O Digitaliza Brasil também vai oferecer às prefeituras elegíveis os equipamentos necessários para a digitalização das estações retransmissoras que estão sob sua responsabilidade. Segundo explica Finamore, muitas delas solicitavam ao Ministério da Comunicação licenças de RTV para retransmitir sinais de redes selecionadas a regiões que não eram alcançadas por empresas de radiodifusão, que as consideravam não economicamente viáveis para suas atividades.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Primeira etapa alcança 71 cidades

Na primeira etapa do programa, serão alcançados municípios dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, contemplando um total de 71 cidades. As prefeituras interessadas têm até o dia 20 de agosto para manifestar interesse na participação junto ao Ministério das Comunicações.

O projeto será pago com o saldo remanescente dos R$ 1,2 bilhões da Entidade Administradora de Digitalização (Seja Digital), instituição sem fins lucrativos criada pela Anatel para implementar o sinal de TV digital e expandir a banda larga no Brasil. A transição para o sinal mais moderno foi iniciada em 2008 no país, e o fim da transição está prevista para se encerrar no dia 31 de dezembro de 2023, quando o sinal analógico terá sido oficialmente desligado em todos os municípios.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.