Publicidade

Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para aplicações em 5G

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Janeiro de 2022 às 23h00

Link copiado!

Apple
Apple

Uma colaboração entre Qualcomm, Nokia e Juganu pretende padronizar o espectro 5G para cidades inteligentes e casos de uso em serviços públicos de internet das coisas (IoT) no Brasil. Enquanto a Nokia traz a tecnologia celular 5G e a Juganu oferece sua luminária de rua inteligente e integrada, a Qualcomm chega com integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT.

Segundo Bruno Gemus, CEO Brasil da Juganu, o projeto pode ajudar a mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. “A experiência é inovadora. Ela garante conectividade 5G para o município, que pode usar a rede para diversas aplicações. Assim, é possível reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade.”

O projeto tem apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é demonstrar que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica a instalação e a fusão tecnológica enquanto reduz o custo e o tempo de implementação.

Continua após a publicidade

José Palazzi, diretor sênior de vendas da Qualcomm, destaca que a colaboração busca apoiar a padronização da utilização do espectro 5G. “Estamos muito orgulhosos de apoiar essa iniciativa no Brasil. As soluções 5G da Qualcomm em ondas milimétricas e outras frequências do espectro podem ter impacto positivo em cidades e comunidades inteligentes ao integrar desenvolvimentos de IoT e transformar sociedades por meio da tecnologia.”

As redes de quinta geração são conhecidas por seu potencial para revolucionar tanto a indústria 4.0 quanto o processo de adoção de novos serviços, como as cidades inteligentes. “Um estudo recente elaborado em conjunto por Nokia e Omdia prevê que até 2035 o 5G vai garantir US$ 1,2 trilhão (R$ 6,7 trilhões) em produtividade no Brasil”, relata Ailton Santos, head do Brasil da Nokia.