Publicidade

Qual é a operadora móvel com o download mais rápido do Brasil? Estudo responde

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Junho de 2021 às 21h40

Link copiado!

Divulgação/Brazil – State of Mobile Experience
Divulgação/Brazil – State of Mobile Experience

Em um momento no qual a pandemia favorece práticas de teletrabalho, contar com uma conexão de qualidade faz bastante diferença na hora de realizar tarefas de maneira rápida e produtiva. Neste contexto, o estudo Brazil – State of Mobile Experience conduzido pela Tutela Technologies mostra quais operadores estão conseguindo atender com eficiência as demandas dos consumidores por conexões velozes e estáveis.

Analisando quesitos como a capacidade de redes proporcionarem streaming de vídeo em HD, chamadas de vídeo em HD e jogos móveis com qualidade, a pesquisa revelou que a Claro oferece as experiências móveis mais consistentes no país. A empresa também ganhou destaque em quesitos como velocidades de download (18,3 Mbps) e upload (8,83 Mbps) e superou as demais em oferecer a menor latência de conexão (17,9 ms).

Continua após a publicidade

Para chegar às conclusões, o estudo realizou mais de 29 milhões de testes de velocidade e latência entre novembro de 2020 e abril de 2021. Eles foram conduzidos em Áreas de Cobertura Comum por aparelhos pertencentes a usuários reais ligados às diferentes operadoras que atuam no Brasil.

Vivo aparece como principal concorrente da Claro

Enquanto a Claro aparece em primeiro lugar do ranking, ela foi seguida de perto pela Vivo, que empatou com ela no quesito Qualidade Básica Consistente do Brasil (85%). Além disso, a operadora apresentou a maior cobertura combinada de sinais 5G (em redes DSS) e 4G e cobertura total nos quesitos avaliados pela Tutela Technologies.

Continua após a publicidade

Já a TIM tem os clientes que passam a maior parte do tempo em uma rede 4G (82,8%) em relação às demais operadoras. Além disso, ela empatou com a Vivo nos testes de upload (7Mbps) e ficou somente 0,1 ms atrás no quesito latência em relação ao que é oferecido pela Claro (18 ms).

Em sua avaliação, a Tutela Technologies levou em consideração dois quesitos: a Qualidade Excelente Consistente (capaz de transmitir vídeos e fazer ligações em resolução HD e acessar jogos online) e A Qualidade Básica Consistente (acesso a vídeos em qualidade SD e a mídias sociais). Dessas, somente a Claro conseguiu chegar a 70% do nível mais exigente, sendo que nenhuma operadora chegou a oferecer a marca de 90% no fornecimento da qualidade considerada como básica.

Os testes revelaram que a Oi é a empresa que mais precisa fortalecer sua oferta de serviços, aparecendo como destaque negativo em todos os testes realizados. Com as exigências de conectividade cada vez maiores e a futura chegada do 5G real, as empresas da área precisam realizar investimentos em novas tecnologias e no aprimoramento de suas redes para que seus clientes possam aproveitar de conexões velozes e confiáveis.