Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mapa interativo da Anatel mostra sinais de telefonia e banda larga móvel no país

Por| 03 de Maio de 2021 às 21h10

Link copiado!

Divulgação / Anatel
Divulgação / Anatel
Tudo sobre Anatel

A partir desta segunda-feira (3), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou em seu site o “Painel Cobertura Móvel”. A nova ferramenta exibe mapas interativos com a distribuição da cobertura do sinal da telefonia móvel no Brasil. Com ele, o consumidor poderá pesquisar a cobertura das operadoras móveis em seu município. Assim, a partir de mapas com as manchas de cobertura, é possível verificar a existência de sinal 3G ou 4G da prestadora móvel na sua residência, nas ruas por onde circula, no trabalho e na faculdade, por exemplo.

Segundo a agência, a ferramenta é útil para consultar a cobertura de ambos os padrões em todas as regiões do Brasil. De acordo com Leonardo de Morais, presidente da Anatel, a disponibilização do Painel Cobertura Móvel segue uma das principais diretrizes da atual gestão da Agência: o empoderamento do consumidor através de transparência e informação.

“Nessa perspectiva é fundamental aprimorar os dados setoriais e compartilhar essas informações com diversos setores, como acadêmicos, formuladores de políticas públicas, imprensa e sociedade civil organizada”, afirmou Morais.

Com o Painel Cobertura Móvel, as instituições de pesquisa e órgãos públicos podem também realizar estudos e propor políticas públicas voltadas à expansão da banda larga móvel e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A ferramenta dará às entidades um conjunto de dados mais robusto que, inclusive, diferencia áreas urbanas das rurais. Capitais e demais regiões metropolitanas, por exemplo, têm um maior percentual coberto pela telefonia e banda larga móvel em relação ao interior, mas ainda assim podem possuir áreas não atendidas.

Continua após a publicidade


Cobertura móvel em quase todo território

Conforme a Anatel, todos os municípios brasileiros possuem acesso à telefonia móvel. No entanto, isso não significa que suas áreas urbanas sejam totalmente totalmente cobertas, ainda que 91,2% possuem sinal 3G ou 4G. E, na malha rodoviária pavimentada de jurisdição feral, 46% da extensão tem sinal 3G ou 4G.

Segundo Humberto Pontes, chefe da Assessoria Técnica da Agência, novos compromissos e políticas regulatórias terão o objetivo expandir os trechos rodoviários cobertos, o que irá melhorar, por exemplo, a infraestrutura de transporte de cargas e passageiros. "Além disso, a cobertura 5G, na medida que for implantada no país, também será incluída na plataforma. O Leilão do Espectro 5G está previsto para ocorrer já no primeiro semestre deste ano", disse Pontes.

Continua após a publicidade

A Analtel afirma que a nova ferramenta, que também terá uma versão para smartphones (ainda em beta), tem alto grau de precisão em relação à realidade enfrentada pelos brasileiros na cobertura da telefonia móvel. Ela foi criada a partir dos dados fornecidos pelas operadoras, sendo que a simulação de sinal segue recomendações da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e usa o modelo de propagação ITU-R P.1812-5.

A agência ressalta, porém, que os mapas de cobertura móvel divulgados pelas prestadoras de telecomunicações podem seguir outros modelos de medição.