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Promessas digitais, líderes analógicos

Por| 13 de Setembro de 2022 às 10h00

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Pixabay
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Há palavras que servem para mostrar a dualidade existencial que nos cerca, por exemplo, crepúsculo. Aquele raio de luz que precede a chegada ou partida do sol, o prelúdio da claridade do dia ou da escuridão da noite. O status quo que precede a mudança.

O mundo das telecomunicações parece viver em um crepúsculo perpétuo. O tempo é estático, os anos não passam, as doenças do setor não variam, portanto, os medicamentos para sua recuperação também não. As mudanças observadas são cosméticas, novas siglas que prometem os mesmos benefícios. Evoluções geracionais que não terminam de cumprir o que seus antecessores prometeram à direita e à esquerda. Assim como Godot, as telecomunicações querem se mover permanecendo na mesma localidade.

No entanto, nem tudo permanece o mesmo. As promessas são acompanhadas por novos designs, imagens mais nítidas e efeitos especiais cada vez melhores. Conceitos como telefonia ou internet começam a ficar ultrapassados ​​antes da chegada dos ecossistemas de conectividade, plataformas de banda larga e transformação digital. Passamos de um antropocentrismo digital precedido por Sartori para a imaginação de territórios inteligentes prenunciada nos textos das teorias da urbanização.

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Transformação constante

A tecnologia está em constante transmutação para se tornar algo de extrema valia, uma caixa de Pandora ou panaceia, dependendo do interlocutor e do destinatário de seus serviços. Portanto, é extremamente necessário aumentar a cobertura de tecnologias, aumentar o número de pessoas que podem acessar as diversas plataformas de serviços. Dessa forma, a população poderá utilizar as ferramentas digitais à sua disposição para melhorar suas vidas. Isso mesmo, benefícios infinitos que se produzem simplesmente levando serviços de telecomunicações para a selva, para as montanhas, ilhas ou desertos.

Obviamente, isso não surge do nada. Tem que haver um centro de comando que planeje todos os esforços. Aquele olhar abrangente que decide o futuro digital de cada indivíduo. Dessa forma, no melhor dos casos, consultam-se os livros didáticos, estudam-se as iniciativas que tiveram sucesso em outras latitudes e tentam-se impor localmente os mesmos medicamentos prescritos para doenças semelhantes, mas diferentes. Do alto, do trono que a urbanidade oferece para conhecer ao pormenor as necessidades dos territórios remotos, das ilhas isoladas. Assim, sem diferenças com os monarcas benevolentes do Inca Garcilaso de la Vega, a civilização de Sarmiento, ou os Césares do Império Romano antes dos bárbaros. A metrópole sempre conhece a periferia melhor do que seus próprios habitantes.

Precisamente, é esse conhecimento que comanda e governa. Esta abordagem é o que ditou, dita e continuará a ditar as políticas públicas e a regulação. Uma verdade que abraça o setor de telecomunicações e as tecnologias de informação e comunicação (TIC).

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Descompasso de expectativas

Aspiramos a viver em um ambiente digital com réguas e regras analógicas. A tecnologia serve para fazer promessas de crescimento nos discursos, não para ser reconhecida como elemento essencial em qualquer plataforma de crescimento econômico ou modernização setorial. O conhecimento não é necessário para direcionar o setor, as lealdades políticas prevalecem, relegando as entidades governamentais encarregadas de estimular a adoção de novas tecnologias a serem curingas para pagamento de favores ou alianças políticas.

Enquanto muitos líderes permanecerem inconscientes do papel de liderança e transversalidade desempenhado pela tecnologia, será muito difícil mudar o antigo modelo de abordagem top-down que domina a política de TIC e telecomunicações.

É necessária uma visão abrangente onde as bases possam comunicar abertamente suas necessidades. A tecnologia permite que a periferia tenha uma voz que fale sobre o que é importante para cada uma de suas regiões. Líderes digitais com uma visão eclética são necessários para um ecossistema digital que possam servir de forma holística com a ajuda dos diferentes players do mercado.

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É preciso parar de pensar em cobertura e começar a priorizar a acessibilidade, mas a acessibilidade tanto para bens tangíveis quanto intangíveis. Caso contrário, continuaremos a ouvir promessas que adoçam o ouvido, mas pouco fazem para resolver os problemas.

Devemos sair do crepúsculo onde as mesmas doenças são sempre diagnosticadas e os mesmos medicamentos prescritos. Devemos falar de telecomunicações e TIC nas mesmas frases em que se discutem planos de desenvolvimento econômico, iniciativas de massificação dos serviços de saúde e melhorias na democratização da educação.

Já estamos vivendo a alternativa.