Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa mostra aumento da oferta, mas estagnação da velocidade do 4G no Brasil

Por| 19 de Junho de 2018 às 07h37

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A OpenSignal, empresa de estatística focada em medir performance de redes móveis, divulgou nesta terça-feira (18) sua pesquisa semestral sobre a qualidade da internet no Brasil. Em comparação com a pesquisa do início do ano, a TIM continua líder de oferta, enquanto Claro se mostra a mais veloz. A novidade é que, em termos gerais, houve aumento da disponibilidade de sinal 4G no país.

Segundo dados da OpenSignal, houve aumento de disponibilidade em três das quatro provedoras de internet analisadas. TIM e Claro foram o destaque do levantamento, ambas com aumento de 4% na oferta de rede 4G. A Vivo também apresentou aumento, enquanto a Oi se manteve estagnada.

A medida é feita a partir de uma nota que a empresa dá à cobertura de internet para cada uma das provedoras. Este número é referente à porcentagem de lugares nos quais os usuários podem achar uma rede móvel no país.

Assim, a TIM lidera o grupo com 75,9%, seguido de Claro (62,21%), Vivo (62,05%) e Oi (56,57%).

Continua após a publicidade

Passos de formiga

Se por um lado a disponibilidade aumentou, por outro a pesquisa mostra que a velocidade da rede 4G estagnou no país. “Nenhuma operadora registrou aumento na velocidade do 4G e, em alguns momentos, nós registramos até leve queda da média de velocidade desde o último relatório”, aponta a empresa.

A Claro se mantém na faixa dos 28 Mbps. Já a Vivo teve uma queda de aproximadamente 7 Mbps, registrando 20,62 Mbps contra, 27,71 Mbps da última pesquisa. TIM e Oi tiveram queda de 1 Mbps, com 13,47 Mbps e 13,1 Mbps, respectivamente.

Continua após a publicidade

Outras informações

No geral, a Claro se mostrou a companhia com melhor qualidade de serviço. Ela foi considerada a vencedora nos quesitos velocidades download e upload em 4G e 3G, média geral da velocidade de download e latência no 4G. A Nextel teve melhor latência em 3G e a TIM apresentou melhor oferta do 4G.

Para o levantamento, a OpenSignal coletou dados de 6,4 milhões de pontos de internet de 372 milhões de usuários em todo Brasil entre 1º e 29 de maio de 2018.

Continua após a publicidade

A pesquisa completa está disponível no site da empresa.