Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TIM lidera oferta de sinal 4G no Brasil, mas tem menor velocidade

Por| 24 de Maio de 2018 às 15h16

Link copiado!

TIM lidera oferta de sinal 4G no Brasil, mas tem menor velocidade
TIM lidera oferta de sinal 4G no Brasil, mas tem menor velocidade

A TIM lidera o ranking de cobertura de internet 4G no Brasil. Isso é o que mostra um levantamento apresentado pela OpenSignal, empresa de estatística focada em medir performance de redes móveis. A medida é feita a partir de uma nota que a empresa dá à cobertura de internet para cada uma das provedoras. Este número é referente à porcentagem de lugares nos quais os usuários podem achar uma rede móvel no país.

Pelos números da empresa, a TIM aparece com 74,4%, seguida de Vivo (67,3%), Claro (61,7%) e Oi (54,7%). Quanto maior o número, maior é também a probabilidade de se encontrar uma rede de internet das operadoras.

Os dados foram coletados entre setembro e novembro do ano passado e estão compilados em uma relatório maior de janeiro deste ano. Os levantamentos mostram que a TIM também é a empresa com maior nota de disponibilidade, que calcula a porcentagem de tempo em que os usuários estão conectados à rede.

Continua após a publicidade

“Isso é um bom sinal para a TIM: não apenas encontramos seu serviço 4G presente com mais frequência do que os serviços de seus concorrentes, mas também acessíveis em muito mais locais”, informa a empresa. Atualmente, a TIM oferece o serviço em 1850 municípios do Brasil.

Os dados também alertam para a necessidade de empresas concorrentes como a Vivo de ampliar sua capacidade de sinal. Tanto ela quanto a TIM são as empresas que oferecem o sinal, 4.5G, também conhecido como over-LTE. Contudo, são apenas algumas poucas cidades, como São Paulo, Rio e outras capitais, que possuem este sinal.

O relatório ainda aponta que a escolha da Oi em optar por bandas de frequências mais altas dificulta para que o sinal chegue a mais locais, o que explica a última colocação da empresa. “Claro, TIM e Vivo lançaram redes LTE na faixa de 700 MHz, as baixas freqüências são perfeitas para impulsionar a gama de sinais móveis em áreas urbanas e rurais. A Oi construiu suas redes LTE em bandas de média e alta frequência, o que a coloca em desvantagem na cobertura”, mostra o material.

Outras características

Continua após a publicidade

Apesar de sair na frente em termos de disponibilidade, outras empresas ganham se comparados mais quesitos. A Claro ganha destaque ao apresentar melhor velocidade de download 4G e melhor velocidade geral, além de latência no 4G.

Em relação ao fornecimento de 3G, a Nextel é considerada a melhor, de acordo com a OpenSignal.

A empresa mediu a velocidade 4G de quatro operadoras e chegou ao seguinte resultado: a mais rápida é a Claro, com 28,56 Mbps, seguida de Vivo (27,71 Mbps), Oi (14,42 Mbps) e TIM (14,07 Mbps).

Continua após a publicidade

Fonte: OpenSignal