TIM lidera oferta de sinal 4G no Brasil, mas tem menor velocidade

Por Wagner Wakka | 24 de Maio de 2018 às 15h16

A TIM lidera o ranking de cobertura de internet 4G no Brasil. Isso é o que mostra um levantamento apresentado pela OpenSignal, empresa de estatística focada em medir performance de redes móveis. A medida é feita a partir de uma nota que a empresa dá à cobertura de internet para cada uma das provedoras. Este número é referente à porcentagem de lugares nos quais os usuários podem achar uma rede móvel no país.

Pelos números da empresa, a TIM aparece com 74,4%, seguida de Vivo (67,3%), Claro (61,7%) e Oi (54,7%). Quanto maior o número, maior é também a probabilidade de se encontrar uma rede de internet das operadoras.

TIM lidera nota de cobertura (Imagem: OpenSignal)

Os dados foram coletados entre setembro e novembro do ano passado e estão compilados em uma relatório maior de janeiro deste ano. Os levantamentos mostram que a TIM também é a empresa com maior nota de disponibilidade, que calcula a porcentagem de tempo em que os usuários estão conectados à rede.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Isso é um bom sinal para a TIM: não apenas encontramos seu serviço 4G presente com mais frequência do que os serviços de seus concorrentes, mas também acessíveis em muito mais locais”, informa a empresa. Atualmente, a TIM oferece o serviço em 1850 municípios do Brasil.

Os dados também alertam para a necessidade de empresas concorrentes como a Vivo de ampliar sua capacidade de sinal. Tanto ela quanto a TIM são as empresas que oferecem o sinal, 4.5G, também conhecido como over-LTE. Contudo, são apenas algumas poucas cidades, como São Paulo, Rio e outras capitais, que possuem este sinal.

O relatório ainda aponta que a escolha da Oi em optar por bandas de frequências mais altas dificulta para que o sinal chegue a mais locais, o que explica a última colocação da empresa. “Claro, TIM e Vivo lançaram redes LTE na faixa de 700 MHz, as baixas freqüências são perfeitas para impulsionar a gama de sinais móveis em áreas urbanas e rurais. A Oi construiu suas redes LTE em bandas de média e alta frequência, o que a coloca em desvantagem na cobertura”, mostra o material.

Outras características

Apesar de sair na frente em termos de disponibilidade, outras empresas ganham se comparados mais quesitos. A Claro ganha destaque ao apresentar melhor velocidade de download 4G e melhor velocidade geral, além de latência no 4G.

Embora tenha melhor disponibilidade, TIM não ressalta em outros requisitos (Imagem: OpenSignal)

Em relação ao fornecimento de 3G, a Nextel é considerada a melhor, de acordo com a OpenSignal.

A empresa mediu a velocidade 4G de quatro operadoras e chegou ao seguinte resultado: a mais rápida é a Claro, com 28,56 Mbps, seguida de Vivo (27,71 Mbps), Oi (14,42 Mbps) e TIM (14,07 Mbps).

Claro tem a melhor velocidade de download entre as quatro (Imagem OpenSignal)

Fonte: OpenSignal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.