Publicidade

Operadora faz primeira chamada de vídeo via satélite com celular

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

A Vodafone — operadora de telefonia que atua em vários países da Europa e África — realizou a primeira chamada de vídeo via satélite direto em um celular e sem a necessidade de uma antena dedicada para a conexão. A ligação foi feita em parceria com a AST SpaceMobile.

A videochamada foi feita entre a CEO da Vodafone, Margherita Della Valle e o engenheiro da empresa, Rowan Chesmer, e um dos maiores destaques foi a localização de Chesmer: uma área rural afastada no País de Gales — região que jamais teve acesso a uma rede móvel de alta velocidade antes. 

Para a comunicação, eles usaram um celular comum, com conectividade 4G/5G. Isso é um grande marco para a rede móvel via satélite, já que permite o uso de smartphones “normais” sem a necessidade de uma antena dedicada para a captação do sinal. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Rede da AST SpaceMobile usa apenas 5 satélites em órbita

A AST SpaceMobile é uma empresa sediada no Texas, EUA, e tem apenas cinco satélites em órbita. Batizados de BlueBird, eles se conectam às estações da Vodafone em terra para prover o sinal de rede e internet. De acordo com a empresa, apenas um satélite é o suficiente disponibilizar o sinal para todo o Reino Unido, por exemplo. 

Os satélites podem transmitir sinal de internet com velocidade de até 120 mbps, mas o objetivo principal é fornecer acesso à rede em áreas remotas — assim como a rede da Starlink, por exemplo. 

Também vale destacar que, apesar de a Vodafone ser a primeira operadora a realizar uma chamada de vídeo via satélite, a T-Mobile também já investe na comunicação via satélite direto no celular, em parceria com a Starlink. No entanto, a operadora norte-americana só permite a comunicação emergencial por mensagens de texto, sem conexão à internet. 

Leia mais:

Fonte: Vodafone