Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA recomendam uso do espectro entre 7 GHz e 15 GHz para 6G

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Março de 2022 às 17h41

Link copiado!

EUA recomendam uso do espectro entre 7 GHz e 15 GHz para 6G
EUA recomendam uso do espectro entre 7 GHz e 15 GHz para 6G

Enquanto o 5G ainda se espalha pelo mundo, o futuro padrão 6G já está em discussão. Jessica Rosenworcel, presidente da Comissão Federal de Comounicações (Federal Communications Commission – FCC) dos EUA, destaca que os EUA querem a faixa de frequência entre 7GHz e 15GHz para o padrão.

Ela lembra que as propostas de padronização da tecnologia apontam o uso de ondas em frequências de centenas de gigahertz ou até de terahertz. Essas propostas, segundo ela, ignoram a necessidade de cobertura ampla da tecnologia.

Acadêmicos preveem que o 6G esteja padronizado até o fim de 2027 e seja lançado comercialmente em 2030. Para Jessica, entretanto, não é cedo para harmonizar o uso dessas faixas no mundo de forma a garantir que o 6G chegue a todos e em todos os lugares.

Continua após a publicidade

Ela não especificou quanto da faixa quer no 6G, mas recomendou que os estudos comecem. Como boa parte desse espectro já é utilizada por outros serviços, os leilões de frequências para 6G devem exigir reordenamento de espectro se a proposta for adiante. Isso ocorreu no Brasil, com a faixa de frequência usada pela TV parabólica, a de 3,5GHz, que deve ser migrada pelas empresas que compraram o espectro correspondente no leilão do 5G.

Discussão de 6G em 2023

Em 2023, representantes de diversos países devem se reunir na WRC-23 para discutir o uso de frequências e como harmonizá-lo. Ainda não há na agenda indicações de conversas sobre o tema do uso das frequências entre 7GHz e 15GHz para o 6G.

Continua após a publicidade

Existem, no mundo, três zonas com uso harmonizado de frequências. O Brasil integra a zona da qual os EUA fazem parte e, se a proposta dos EUA for aceita, haverá reflexo até na política pública definida no Leilão do 5G. Isso porque a faixa entre 7GHz e 15GHz atinge a banda Ku, que é utilizada por serviços de TV paga e para onde será migrada a TV parabólica.

Além disso, no Brasil, esse espectro hospeda radioamador, links fixos móveis, radiocomunicação aeronáutica, radiocomunicação marítima e radiodifusão. O mais provável, no entanto, é que apenas parte dessa faixa seja destinada ao 6G. O padrão Ku é utilizado em todo o mundo e tem ampla adesão.

Fonte: Tele.Sintese