Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ericsson, Vivo e Governo Federal se juntam pela inclusão digital em Roraima

Por| 15 de Março de 2018 às 18h45

Link copiado!

Ericsson, Vivo e Governo Federal se juntam pela inclusão digital em Roraima
Ericsson, Vivo e Governo Federal se juntam pela inclusão digital em Roraima

A cidade de Pacaraima, localizada no nordeste do estado de Roraima, recebe cerca de mil imigrantes venezuelanos por dia, devido à sua localização fronteiriça com o país latino. Além desses imigrantes que chegam, estima-se que cerca de 40 mil pessoas vindas da Venezuela vivam na capital do estado, Boa Vista.

Com o objetivo de trazer melhorias na qualidade de vida dos imigrantes e residentes da região, a Ericsson, Vivo e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) criaram uma aliança que visa fornecer mais recursos para o projeto de Conectividade e Inclusão Digital que atende ao local.

A parceria vai implementar tecnologias 3G e 4G, que vão substituir as conexões por satélites utilizadas atualmente para o registro dos imigrantes, além de melhorar a conectividade 4G em pontos estratégicos da capital, e implementar um laboratório de capacitação dos imigrantes junto à Universidade Federal de Roraima (UFRR).

As melhorias nos sistemas de conexão visam ajudar no registro e integração das informações dos venezuelanos que pedem asilo à Polícia Federal, que está com dificuldades de enviar os pedidos a Brasília devido às limitações atuais. Já no laboratório de capacitação profissional junto à UFRR, cursos profissionalizantes serão ministrados e terão dois meses de duração.

Continua após a publicidade

“O apoio da Ericsson e a Vivo ajudará a minimizar o impacto migratório dos venezuelanos no estado de Roraima. Nenhum Estado está plenamente preparado para lidar com um desafio dessa magnitude. Através dessa parceria com a Ericsson e a Vivo que poderemos resolver um problema chave que é a conectividade em Pacaraima, um local carente de acesso e digitalização em setores estratégicos, como o da segurança. Isso habilita uma série de iniciativas do Governo e também junto a outros parceiros que dependem dessa conectividade, hoje inexistente”, disse Marcos Jorge de Lima, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Já Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil, falou que "ao tomar conhecimento do que está acontecendo em Roraima por falta de infraestrutura de conectividade, não podíamos simplesmente ignorar e ficarmos de braços cruzados". Ele segue contando que "nos juntamos ao MDIC e trouxemos a Vivo para nos apoiar nesse projeto que visa, acima de tudo, melhorar a condição humana dessas pessoas, que esperam por um visto para permanecerem de forma legal no país".