Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Curitiba recebe 5G em projeto da TIM e Huawei para cidades inteligentes

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Março de 2022 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/twenty20photos/Envato
Reprodução/twenty20photos/Envato

Curitiba será o primeiro município contemplado por uma nova parceria da TIM Brasil e da Huawei para redes 5G. As duas empresas assinaram nesta quinta-feira (3), durante o evento de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona, um compromisso para o projeto Cidade 5G, que pretende implementar redes para cidades inteligentes. O acordo é válido por dois anos com possibilidade de prorrogação. Os primeiros testes serão finalizados até dezembro de 2023.

A iniciativa busca oportunidades para melhorar a experiência do público com a nova tecnologia de internet móvel. Para isso, as duas empresas oferecerão equipamentos e soluções sustentáveis, de baixos consumo de energia e custo, sem haver perda de qualidade no serviço.

As duas empresas já trabalharam juntas na implementação das redes mais antigas 2G, 3G e 4G. Segundo o comunicado, TIM e Huawei construíram a maior rede baseada em massive MIMO (mMIMO) do mundo. Essa tecnologia amplia o alcance e a qualidade da transmissão usando uma grande quantidade de antenas. Para o projeto Cidade 5G, a rede mMIMO poderá ajudar a atingir velocidades mais altas no 5G com baixíssima latência, ou seja, com o menor tempo de envio e recebimento de dados possível.

Continua após a publicidade

Curitiba como cidade-teste para TIM e Huawei no 5G

“O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”, disse em comunicado à imprensa Leonardo Capdeville, chefe de inovação tecnológica da TIM Brasil.

"As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 quanto para o processo de adoção de novos serviços de cidades inteligentes. Por isso, a importância de Curitiba ser a primeira cidade que a TIM e a Huawei escolheram para lançar o projeto Cidade 5G", afirmou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Continua após a publicidade

“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM, para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível. Nosso propósito é manter a operadora em uma posição de liderança global para o desenvolvimento de redes 5G”, disse Gustavo H. Nogueira, diretor de vendas da Huawei.

Fonte: Prefeitura de Curitiba, TIM (do press-release)