Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como mudar a senha do Wi-Fi | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Maio de 2024 às 17h40

Link copiado!

Markus Spiske/Unsplash
Markus Spiske/Unsplash

Para mudar a senha do Wi-Fi, basta acessar as configurações do roteador através de um navegador no computador ou no celular. Todo o processo é manual, mas há casos em que é necessário também falar com a operadora se você não conseguir fazer tudo sozinho. O importante é manter tudo o mais seguro possível para não ter problemas no futuro.

Como trocar a senha do Wi-Fi

O processo a seguir pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular, basta ter acesso a um navegador como o Chrome ou o Edge para realizar a mudança. A diferença está se você usa um roteador como TP-Link ou um modem que também funciona como roteador de uma operadora.

Continua após a publicidade

Pelas operadoras Claro, Tim e Vivo

Antes de começar, será necessário ter acesso ao modem/roteador da operadora. Usuário e senha por vezes são a palavra admin ou estão no próprio aparelho (geralmente na parte de baixo).

  1. Abra o navegador;
  2. Na barra de endereços, digite 192.168.0.1 (Claro), 192.168.1.1 (Tim) ou 192.168.15.1 (Vivo);
  3. Faça login;
  4. Abra as configurações;
  5. Selecione a opção de Wi-Fi;
  6. Troque a senha;
  7. Confirme.

Também é possível mudar a senha do Wi-Fi pelo aplicativo de cada companhia. Basta abrir o app e selecionar a opção no menu. Em último caso, talvez seja preciso entrar em contato com a operadora e pedir a visita de um técnico.

Pelo roteador

O passo a passo descrito abaixo serve para a maioria dos modelos de roteador disponíveis no mercado como TP-Link e D-Link.

  1. Abra o navegador;
  2. Acesse 192.168.0.1 ou 192.168.1.1;
  3. Faça login com os dados informados na parte de trás do roteador;
  4. Encontre a seção de configurações wireless;
  5. Adicione a nova senha no campo “Password” ou similar;
  6. Salve as configurações e confirme.

Por que mudar a senha do Wi-Fi?

Continua após a publicidade

Mudar a senha do Wi-Fi pode garantir a segurança da sua rede de internet, principalmente se você optou por usar a informação padrão do roteador. Pode haver pessoas mal intencionadas que podem encontrar e acessar suas informações através do roteador, justamente por terem acesso à sua conexão.

Sendo assim, é válido criar o hábito de mudar de vez em quando a palavra-chave, pois isso pode inibir terceiros de usarem a sua internet com frequência. Especialistas acreditam que fazer a mudança a cada três meses já ajuda bastante no processo de manter a sua rede segura.

Por fim, é importante planejar uma senha forte para impedir que qualquer um descubra com facilidade.