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Como fazer uma reclamação na Anatel sobre uma operadora

Por| Editado por Bruno Salutes | 19 de Novembro de 2020 às 10h15

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Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Anatel

Caso uma operadora não esteja cumprindo com suas obrigações ou não resolveu um problema, é direito do consumidor registrar uma reclamação. Para isso, a Anatel (Anatel) disponibiliza o app Anatel Consumidor.

Com ele, você pode registrar uma reclamação, fazer uma denúncia, tirar dúvidas e até mesmo ver a reputação das operadoras. Este procedimento é rápido e prático, confira a seguir o passo a passo!

Como fazer uma reclamação na Anatel

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Passo 1: baixe o app Anatel Consumidor (Android | iOS) em seu celular e abra-o. Caso você não tenha um login e senha, clique em “Cadastre-se”.

Dica: em caso de denúncia, o app também permite fazer uma denúncia anônima.

Passo 2: digite o seu CPF no campo indicado e clique em “Continuar”.

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Passo 3: responda à uma pergunta rápida para comprovar a validade do seu CPF.

Passo 4: na aba seguinte, preencha o seu e-mail, celular, crie uma senha, concorde com o Termo de Uso e clique em “Registrar” para finalizar o cadastro.

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Passo 5: de volta à aba inicial, preencha seu CPF, sua senha e clique em “Entrar”.

Passo 6: em seguida, clique em “Registrar Solicitação” para iniciar uma reclamação. Para acompanhar uma reclamação, clique em “Minhas Solicitações” ou monitore as empresas clicando em “Desempenho das operadoras”.

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Passo 7: clique em “Reclamação” para iniciar uma reclamação.

Passo 8: selecione a empresa que é o alvo da sua reclamação.

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Passo 9: busque o selecione o tipo de serviço que deu problema.

Passo 10: busque ou selecione o assunto da reclamação.

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Passo 11: busque e selecione o problema que você enfrentou com a operadora.

Passo 12: preencha o relato sobre o que aconteceu, o protocolo de atendimento, o CPF e o nome do assinante, a cidade e o estado. Caso necessário, anexe arquivos que ajudem a Anatel a entender melhor o seu problema. Finalizada esta etapa, clique em “Realizar Solicitação”.

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Feito isso, será aberto um protocolo junto à Anatel e a operadora tem um prazo de até dez dias para oferecer uma solução. Também é possível acompanhar as atualizações de resposta no e-mail cadastrado na sua conta.

Caso queira, você pode ligar 1331 para registrar por telefone a sua reclamação. A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

Pronto! Agora você pode utilizar o app Anatel Consumidor para fazer uma reclamação na Anatel.