Como bloquear ligações de telemarketing?

Por Andressa Neves | 14 de Agosto de 2018 às 08h18

Provavelmente você já recebeu uma ligação indesejada de serviços de telemarketing, mas felizmente existem meios para bloquear essas chamadas. Em 2009 foi instituída a Lei 13.226/08, mais conhecida como Lei do Bloqueio, regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08 em São Paulo. Hoje, a lei também está em funcionamento no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

Apesar de pouco conhecida, ela permite que os consumidores bloqueiem suas linhas telefônicas para impedir que empresas entrem em contato para oferecer serviços ou produtos. A iniciativa teve origem por conta das diversas queixas diárias recebidas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Para se ter dimensão do problema, apenas em 2017 foram registradas cerca de 16 mil reclamações sobre serviços de telemarketing em São Paulo. De acordo com o órgão, a principal razão das queixas é a invasão de privacidade dos consumidores.

Como se inscrever no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing do Procon

Para fazer o bloqueio das suas linhas telefônicas e ficar livre das chamadas de serviços de telemarketing, basta acessar o site do Procon e fazer o seu cadastro gratuitamente. Após o preenchimento do formulário, será emitido um login e senha, que poderão ser usados sempre que você precisar alterar o número do seu celular ou residência. Um dos pontos interessantes é que o serviço permite o cadastro de até cinco telefones por consumidor.

A partir da inscrição, as empresas de telemarketing ficam proibidas de realizar chamadas para os números bloqueados. No entanto, a lei não se aplica a ligações de pedidos de doações e nem a empresas que precisem entrar em contato para fazer pesquisas de satisfação ou cobranças. Vale lembrar que o serviço é gratuito e que, além de dar o poder de escolha ao consumidor, possibilita o registro de reclamações contra empresas que desrespeitem o bloqueio. Outro canal para tomar providências contra ligações malquistas é a Anatel.

Aplicativos para bloqueio de ligações indesejadas

Além do serviço oferecido pelo Procon, existem diversos aplicativos capazes de identificar e bloquear chamadas inconvenientes. Conheça três dos melhores:

Devo atender?

O Devo Atender? permite que o usuário fique imune a chamadas caras, indesejadas ou desconhecidas. Entre as funcionalidades do aplicativo estão o bloqueio de ligações de números privados, de números com classificações negativas, de números definidos pelo próprio usuário e até mesmo de qualquer número que não esteja em sua lista de contatos.

Download: Android

Truecaller

O Truecaller identifica ligações e bloqueia mensagens indesejadas através de uma lista de spam baseada em uma comunidade de 250 milhões de usuários. Entre suas funcionalidades, a ferramenta conta com identificador de chamadas tanto de contatos salvos quanto desconhecidos, identificador de SMS e bloqueio de spam e telemarketing.

Download: Android | iOS

Whoscall

O Whoscall também funciona como um aplicativo de identificação de números desconhecidos, bem como um bloqueador de ligações indesejadas. Para garantir a privacidade do usuário, o aplicativo conta com um banco de dados com mais de 1 bilhão de números cadastrados, permitindo que você aceite e recuse ligações por categorias, como DDD, operadoras, bancos, números privados, telemarketing etc. Outro recurso interessante do app é seu escaneamento de SMS, protegendo o usuário de fraudes e links com vírus.

Download: Android | iOS

E você, já está incrito no serviço do Procon ou usa algum aplicativo para bloquear chamadas indesejadas? Conte a sua experiência para a gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.