Claro será a primeira operadora do Brasil a oferecer suporte ao eSIM

Por Rafael Rodrigues da Silva | 27 de Março de 2019 às 19h50
Divulgação

De acordo com uma descoberta feita pelo MacMagazine nesta quarta-feira (27), a Claro deverá lançar suporte ao eSIM ainda nesta semana, tornando-se a primeira e única operadora nacional a oferecer essa opção para smartphones.

Ao entrar no site da Claro, já existe toda uma página dedicada à novidade. No momento, ainda não há opção de contratar o plano de eSIM, mas só o fato de essa página existir e estar completa com todas as informações sobre o que é o produto já torna o anúncio oficial da novidade nos próximos dias algo bem provável.

Desde o ano passado, a Claro já era a única operadora do Brasil a oferecer planos para o Apple Watch (Series 3 ou superior), que só utiliza eSIMs. Com o suporte da tecnologia a smartphones, a empresa também se torna a primeira do Brasil a integrar a tecnologia em smartphones e smartwatches.

O eSIM é um tipo de chip utilizado em aparelhos mais recentes, como o iPhone XS e o Pixel 3 da Google, que tem como principal diferencial o fato de não ser um chip físico, mas sim algo totalmente digital. Isso permite algumas vantagens, como o cadastro de duas linhas diferentes no mesmo chip, o compartilhamento do mesmo plano com diferentes dispositivos, e a facilidade de se encontrar o aparelho caso ele seja perdido ou roubado.

Atualização de 28/03: em comunicado oficial, a Claro revelou que a operadora disponibilizará o serviço de eSIMs a partir da sexta-feira, 29 de março. Ela ainda revelou que a ativação do chip será bastante simples, e ao contratar o serviço o cliente receberá um QR Code, que ao ser acessado fará o download do perfil de acesso à rede da Claro no dispositivo.

Fonte: MacMagazine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.