Operadora Brisanet pretende levar o 5G ao interior do Nordeste em 2022

Por Rubens Eishima | 21 de Julho de 2020 às 12h00
Brisanet

Operadora regional de telefonia com presença na região Nordeste, a Brisanet anunciou que participará do leilão de frequências para o 5G no Brasil. A notícia foi dada pelo presidente da empresa, José Roberto Nogueira, em fórum realizado pelos sites Mobile Time e Teletime. Segundo Nogueira, a rede deve entrar em operação comercial já em 2022.

Para preparar a infraestrutura, a operadora já está ampliando a sua rede de fibra ótica. O plano da Brisanet é oferecer o 5G como alternativa aos atuais planos de banda larga. Além dos serviços móveis e de fibra, a empresa oferece também TV por assinatura, telefone fixo e os combos também encontrados na concorrência.

“Até o final do ano, estamos construindo mais 4 mil km de backbone. Até final de 2022, começo de 2023, essa rede está toda pronta para o começo da 5G”, contou Nogueira.

Além da estrutura própria, a empresa oferece ainda um sistema de franquias para pequenas operadoras locais revenderem os planos da Brisanet e participar da estrutura de rede. Para oferecer o 5G pelas empresas terceirizadas, a operadora levará a fibra ótica até a torre ou cidade da parceira.

De acordo com Nogueira, o sistema de franqueamento incluirá o suporte ao 5G, cuja estrutura final na antena ficará a cargo do provedor local. “Em 2022, quando começar a implementação do 5G em cidades pequenas, é a rede de franqueadas que vai levantar o 5G ao interior”, declarou o presidente da Brisanet.

Sem frequências próprias de transmissão atualmente, a Brisanet funciona como MVNO (operadora virtual, na sigla em inglês) utilizando a infraestrutura da Vivo para seus pacotes pré-pagos.

Fonte: Brisanet, Mobile Time  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.