Brasil tem uma das maiores tributações de telefonia e banda larga do mundo

Brasil tem uma das maiores tributações de telefonia e banda larga do mundo

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 29 de Setembro de 2021 às 23h40

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas aponta que o Brasil está entre os países com maior tributação em serviços de telefonia e banda larga do mundo. “A posição do Brasil, do ponto de vista do desenvolvimento setorial, está muito aquém do desejável”, analisa Márcio Couto, professor que coordenou o estudo.

Enquanto outros países baixaram os impostos do setor para ampliar o desenvolvimento tecnológico, o Brasil os aumentou. O resultado é que, em 2019, o país já tinha tributação de 40,15% no segmento.

Imagem: Reprodução/Pixabay

O estudo da FGV tem dados que podem ser úteis no contexto da reforma tributária. Segundo Couto, a pequisa mostra que o aumento da tributação resulta na redução de investimentos e pode afetar, até, o desenvolvimento da rede 5G.

Projetos de lei

O projeto de lei 2337/2021, conhecido como PL do imposto de renda, prevê taxação de 20% de imposto de renda na distribuição de lucros e dividendos. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Uma pesquisa da FGV aponta que ela pode diminuir a capacidade de investimentos do setor de telecomunicações em mais de R$ 100 milhões.

Já o projeto de lei 3887/2020, que propõe aumento na alíquota de PIS/Cofins de 9,25% para 12%. Couto aponta que esse incremento afeta diretamente a capacidade de geração de caixa das empresas.

Segundo ele, se a proposta for aprovada, o impacto no Capex entre 2022 e 2029 será de R$ 1,17 bilhão, 34% do projetado pelo setor de infraestrutura passiva. “Isso tem efeito sobre os investimentos”, diz.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.