Vivo e PayPal anunciam parceria para pagamentos via celular

Por Redação | 08 de Agosto de 2012 às 17h21

A Vivo anunciou nesta quarta-feira (8), em parceria com o site PayPal, um novo serviço de pagamento e recebimento móvel, que permite que os usuários façam compras com seus cartões de crédito através de qualquer aparelho GSM, sem necessidade de conexão com a internet.

O serviço utiliza a tecnologia USSD, similar ao SMS, que envia os dados do usuário e do seu cartão de crédito como uma mensagem de voz. O protocolo USSD já é largamente utilizado para efetuar a recarga de celulares pré-pagos. Entre as principais vantagens da tecnologia está o tempo de resposta, que dura apenas alguns segundos, e em muitos casos é um mecanismo muito seguro para transações, já que as mensagens enviadas não podem ser armazenadas na memória do celular como as SMS.

Além disso, a comunicação através da tecnologia é feita entre o celular do assinante e uma aplicação, ou seja, troca de mensagens entre aparelhos não é permitida, garantindo ainda mais segurança ao usuário.

Para utilizar o Vivo/PayPal, os usuários deverão se cadastrar, a partir de qualquer celular Vivo, ligando para o número *777#, ter um cartão de crédito e uma conta no PayPal, mas caso não possuam cadastro no serviço, uma conta será criada automaticamente. Com isso, o valor de todas as compras efetuadas pelo serviço serão enviadas para a fatura do cartão de crédito do cliente e, em caso de recebimento, o dinheiro é encaminhado para a conta do usuário no PayPal.

Os clientes poderão fazer recargas nos mesmos valores oferecidos pela operadora sem custo adicional nenhum, já outras transações terão taxas extras. No caso de pagamentos, a Vivo irá cobrar R$ 1 de taxa, ou seja, além do valor da compra, o usuário também receberá em sua fatura este adicional.

E quem receber o pagamento terá que pagar as taxas estipuladas pelo PayPal que variam de 5,4% a 6,4% do valor total da aquisição.

A Vivo, que possui outros dez parceiros de recargas móveis, afirmou que o serviço é democrático, já que não exige a utilização de um smartphone, e sim, de um celular comum. Atualmente, apenas 0,5% dos clientes da operadora não possuem celulares GSM.

Pagamento via celular

Os usuários poderão efetuar recargas de celular e pequenas transações com o novo serviço

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.